Projetos de alunos do Colégio Suplicy participarão de feira científica em Foz do Iguaçu
Dois projetos de alunos do Colégio Suplicy foram selecionados para a final da terceira edição da Feira Científica
Educação e Cultura

Alunos do Núcleo de Altas Habilidades do Paraná se Destacam em Feira Científica
Dois projetos de alunos do Colégio Suplicy são selecionados para a final da Feira Científica em Foz do Iguaçu
O Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação do Estado do Paraná está em festa. Dois projetos de alunos do Colégio Suplicy foram selecionados para a final da terceira edição da Feira Científica, que será realizada no final de julho, em Foz do Iguaçu. A coordenadora da Escola Referência de Altas Habilidades e Superdotação do Colégio Suplicy, Fernanda Celestino dos Santos Espanhol, compartilhou a emoção de receber essa notícia e destacou o trabalho realizado na instituição.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Projetos de alunos do Colégio Suplicy participarão de feira científica em Foz do Iguaçu](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2024/06/img-20240617-wa0007-360x800.jpg)
“Foi um momento muito especial. Ficamos muito felizes com a aprovação para a final dessa feira, que é uma oportunidade de nossos alunos mostrarem suas ideias inovadoras e contribuírem para a sociedade”, afirmou a professora Fernanda. A escola conta com cinco salas de recursos onde são desenvolvidos projetos que incentivam a iniciação científica e a pesquisa entre os alunos.
Projetos Selecionados
Um dos projetos selecionados foi coordenado pela professora Shana Kalefi, juntamente com duas alunas Isadora Torres Barros 1 EM – Colégio Industrial e Isabelle Mignoni Ricardo 8º ano Suplicy. Atendidas na SRM AH/SD tarde Colégio Suplicy Professora SHANA.. O projeto foca na verificação da nutrição dos alimentos consumidos diariamente pelas crianças. “A alimentação é um tema crucial e este projeto pode trazer contribuições significativas para a saúde das crianças”, disse a professora Shana.
O outro projeto, coordenado pela professora Juscelba Ganding Almeida, juntamente com as alunas Laura Carniel e Valentina Anhaia Vieira do 8º ano C do Colégio Eduardo Virmond Suplicy, envolve a produção farmacêutica com o uso do óleo da noz-pecã. “Foi um orgulho muito grande para nós e para as famílias das alunas. Visitamos um sítio em Nova Concórdia, onde surgiu a ideia de extrair o óleo da noz-pecã para criar produtos farmacêuticos. Com a orientação da professora Fernanda fomos até a Faculdade UNISEP, onde aconpanharam um desenvolvimento de um creme utilizando esse óleo”, explicou Juscelba. O projeto agora é finalista na feira científica em Foz do Iguaçu.
A Feira Científica não só promove o conhecimento científico, mas também seleciona os melhores trabalhos para representar em nível estadual. “Essa é uma conquista enorme para o Colégio Suplicy, pois reconhece o esforço dos nossos alunos e professores”, destacou Fernanda.
Outros projetos desenvolvidos na escola também merecem destaque, como o aplicativo de combate à dengue, que recebeu menção honrosa em uma feira nacional em São Paulo. “Esses projetos mostram o potencial dos nossos alunos e a importância do enriquecimento curricular que promovemos”, concluiu a coordenadora.
A Escola Referência de Altas Habilidades do Colégio Suplicy atende também alunos do Colégio Reinaldo Sas, Industrial e do Colégio Cívico Militar Beatriz Biavati, demonstrando a abrangência e o impacto positivo do programa na região.
A expectativa agora é grande para a final da Feira Científica em Foz do Iguaçu, onde os alunos do Colégio Suplicy poderão apresentar seus projetos inovadores e potencialmente mudar o mundo ao seu redor.