Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão um projeto de lei que propõe o fim da cobrança da taxa de coleta de lixo na conta de água da Sanepar. A proposta prevê que a taxa volte a ser emitida diretamente pela Prefeitura, de forma separada.
O projeto é de autoria dos vereadores Tiago Correa e Cidão Barbiero, que defendem a revogação da lei que alterou o sistema de cobrança neste ano.
Segundo os parlamentares, a mudança tem gerado dúvidas e reclamações por parte da população, principalmente em relação ao aumento nos valores cobrados. Eles afirmam que alguns moradores relataram reajustes considerados elevados após a taxa passar a ser vinculada ao consumo de água.
Outro ponto levantado pelos vereadores é a dificuldade enfrentada pelos contribuintes para contestar ou questionar a cobrança, já que a taxa passou a ser incluída junto à fatura da água.
Os autores destacam que o projeto não extingue a taxa de coleta de lixo e nem altera a arrecadação do município. A proposta apenas determina que a cobrança volte a ser feita separadamente pela Prefeitura.