Menu Últimas Notícias
Grupo RBJ de Comunicação
Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de julho de 2022
RÁDIOS

Projeto de Lei prevê mudança nas penalidades para empresas endividadas

Texto altera regras para casos de inadimplência de Micro e Pequenas Empresas

Economia

por Lucas Maciel

Design-sem-nome-1
Publicidade

O endividamento dos trabalhadores brasileiros segue em alta ainda com forte impacto da pandemia de coronavírus e a realidade dos empresários é semelhante, segundo pesquisa da FGV Projetos em parceria com o SEBRAE.

Nas Micro e Pequenas Empresas (MPE) o endividamento atinge 74% e entre os Micro Empreendedores Individuais (MEI) o número chega a 61% de empresas com dívidas. A inadimplência no setor também segue alta mas demonstrou redução de 31% para 28% na comparação com o relatório anterior.

Os impostos são os principais motivos para o endividamento e deixar de pagar ou protelar o pagamento do tributo não é uma opção já que o empreendedor pode responder até por crime de ordem tributária.

Tramita atualmente no congresso nacional um projeto de lei que altera o entendimento sobre os tipos de atrasos em casos de crises econômicas e perda de receitas. O projeto está trancado na Comissão de Constituição e Justiça e a última atualização foi em 2019. A proposta ainda precisa ser votada em plenário mas isso não tem previsão para acontecer.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade