Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de abril de 2025
Rádios
Publicidade

Programa Palmas Inteligente busca agilidade e digitalização dos serviços públicos

Apresentação do programa foi realizada nesta sexta-feira (4) para os servidores públicos municipais.

Política

por Guilherme Zimermann

IMG_20250404_095350864_HDR
Publicidade

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (4), no Centro Cultural Dom Agostinho, o lançamento do programa Palmas Inteligente. A proposta prevê a adoção de assinaturas eletrônicas, protocolos digitais e digitalização de documentos, eliminando a necessidade do papel na maioria dos processos administrativos.

Inicialmente, o programa foi apresentado para os servidores públicos municipais. As próximas etapas preveem a implementação de ferramentas digitais também para a população.

Conforme o prefeito Daniel Langaro, o sistema não apenas moderniza a administração, mas também trará mais agilidade no atendimento à população e mais segurança na preservação dos documentos públicos.

Com a adoção de tecnologias digitais, o Programa Palmas Digital prevê a transição gradual dos documentos físicos para o ambiente digital, o que permitirá uma maior celeridade nas tramitações e um melhor armazenamento das informações. Entre as medidas do programa, está a utilização de assinaturas digitais, protocolos eletrônicos, e a digitalização de documentos, garantindo a integridade e a autenticidade dos arquivos ao longo do tempo.

Decreto que institui o programa foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira. O principal intuito do Palmas Digital é otimizar os processos administrativos municipais, tornando-os mais rápidos, acessíveis e transparentes. Para garantir a confiabilidade dos documentos, será adotada a certificação digital, que assegura a autenticidade, integridade e a integridade dos documentos eletrônicos. A iniciativa também visa reduzir o uso de papel, com um foco na sustentabilidade ambiental, ao mesmo tempo que mantém a conformidade com a legislação que regula o acesso à informação pública.

A partir da implementação do programa, todos os documentos da administração municipal deverão ser geridos de forma eletrônica. Serão criados novos procedimentos para a utilização de memorandos, ofícios e protocolos eletrônicos, e a impressão de documentos será restrita a casos específicos, como exigência legal ou para comprovação de protocolo presencial.

O programa será implantado gradualmente nos próximos 90 dias, período em que os órgãos municipais receberão orientações e treinamento para a utilização das novas ferramentas digitais. As despesas decorrentes da implementação do programa serão financiadas pelas dotações orçamentárias do município.

Publicidade
Publicidade
Publicidade