Programa Farmácia Popular passa a ofertar fraldas geriátricas gratuitamente
O item é destinado a idosos e pessoas com deficiência que tenham necessidade do uso.
Saúde

O programa Farmácia Popular do governo federal passará a fornecer fraldas geriátricas gratuitamente para idosos e pessoas com deficiência que tenham necessidade do uso. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (13).
O programa, criado em 2004, oferece remédios para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma, através de farmácias privadas, credenciadas junto ao governo.
Para retirar os medicamentos ou fraldas geriátricas pelo Farmácia Popular, o paciente, ou o representante legal, precisa ir até uma farmácia credenciada, identificada pelo logo do programa, e apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF; e receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
A distribuição de fraldas geriátricas para incontinência é destinada a pacientes com idade mínima de 60 anos ou a pessoas com deficiência. Para solicitá-las, é obrigatória a apresentação de prescrição, laudo ou atestado médico que justifique a necessidade do uso. No caso de pacientes com deficiência, o documento deve conter a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).