Produção de soja deve superar 140 mil toneladas em Palmas
Dados foram levantados em reunião entre o Departamento de Economia Rural, Secretaria de Agricultura e cooperativas
Agricultura

A produção de soja do município de Palmas, Sul do Paraná, pode ultrapassar 144 mil toneladas na safra 2024/2025. Os números foram levantados em reunião realizada nesta terça-feira (25) entre o Departamento de Economia Rural (Deral), Secretaria Municipal de Agricultura e cooperativas agrícolas. O levantamento vai integrar o relatório do Valor Bruto de Produção (VBP).
Conforme apresentado na reunião, que foi conduzida pelo técnico do Deral, Ivano Carniel, o município de Palmas tem 39 mil hectares de área agricultável, sendo 36,6 mil para o plantio de grãos. A safra de inverno de 2024 fechou com 1,7 mil hectares cultivados com trigo. O rendimento, de acordo com o levantado, ficou próximo de 50 sacas por hectare.
Para a safra de verão 24/25, a projeção é de 1 mil hectares de área cultivada com feijão de primeira safra, sendo metade com feijão preto e metade com feijão carioca. A produtividade alcança 3,2 mil quilos por hectare. A produção de milho se distribui entre 500 hectares de milho silagem e 800 hectares de grão, ficando na média de 12 mil quilos colhidos por hectare.
A produção de soja para esta safra deve se estender por 34,3 mil hectares. Até o inicio desta semana, 8% da área estava colhida. Produtividade inicial é estimada em 4,2 mil quilos – 70 sacas – por hectare, mas os números serão atualizados, conforme o andamento da colheita.
Para a segunda safra, estima-se que a área de soja chegue a 48 hectares e para o milho, 150 hectares. O feijão de segunda safra deve atingir 800 hectares, também dividido meio a meio entre as duas variedades.
Ponto destacado durante a reunião foi a ampliação da área de cultivo de batata, que passou 930 hectares na safra 2023/2024 para 2,4 mil hectares no ciclo atual. Sobre a maçã, a estimativa apresentada é de produção de 7,4 mil toneladas, em 293 hectares.