Prefeitura insere tecnologia no trabalho das agentes de saúde
Pato Branco
Saúde
por redação
Na última sexta-feira (17) o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi entregou os primeiros tablets às agentes de saúde do Município. O bairro São Cristóvão será o primeiro a utilizar a ferramenta digital, que na sequência será destinada às nove Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nos bairros de Pato Branco. Foram adquiridas 50 unidades, em parceria com o Governo Federal, que auxiliarão na coleta de dados e acompanhamento do histórico dos pacientes atendidos pela Secretaria de Saúde.
A iniciativa contempla o planejamento de inclusão digital realizado em Pato Branco, como vem acontecendo na Rede Municipal de Educação. Para o prefeito Augustinho Zucchi, a tecnologia deve ser usada para dar agilidade e qualidade ao atendimento à população, sobretudo na área da saúde.
“Precisamos ofertar condições para que os agentes de saúde possam trabalhar com mais comodidade, centralizando as informações no sistema da Secretaria de Saúde. O trabalho com o tablet representará mais agilidade no cuidado com a saúde da população”, completou o prefeito.
Hoje as agentes de saúde preenchem as fichas de acompanhamento dos pacientes e depois lançam os registros no software da Secretaria de Saúde e no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) – um software do Governo Federal que reúne informações obtidas através do trabalho realizado pelas equipes de Estratégia Saúde da Família. Com o tablet, essas informações serão lançadas de forma mais imediata, o que facilitará o acompanhamento das famílias.
“Esse tablet vai dar mais agilidade ao nosso trabalho, no cadastramento das famílias, porque passaremos as informações para ao sistema já na residência da família”, conta Marilde Ferronato, que há dois anos atua como agente de saúde no bairro São Cristóvão.
Como o tablet substituirá as fichas de papel, que até então eram levadas pelas agentes nas visitas domiciliares, também representará mais qualidade de vida às profissionais. “Acompanhamos gestantes, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com tuberculose ou com hanseníase. Por isso, nas visitas levávamos uma grande quantidade de fichas de papel. Agora vai diminuir o peso que carregamos em nossas pastas”, adianta Marilde.
A Equipe de Estratégia Saúde da Família do São Cristóvão, formada por 7 agentes de saúde, 1 técnico em enfermagem, 2 auxiliares de enfermagem, 1 enfermeiro e 1 médico, atende 4.200 pessoas que residem no bairro.
Conforme a secretária de Saúde, Antonieta Chioquetta, as agentes de saúde do bairro São Cristóvão receberão treinamento, em que o atendimento domiciliar com os recursos do tablet servirá de modelo para implantação da ferramenta nas demais Equipes de Estratégia Saúde da Família do Município.
“Temos muitos profissionais qualificados, comprometidos com a saúde das famílias e que continuarão fazendo a diferença na vida das pessoas. Essa ferramenta é um complemento, que ajudará na praticidade e na desburocratização do trabalho realizado pelas agentes de saúde”, concluiu Antonieta.