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29 de março de 2024
Rádios

Prefeitura de Pato Branco inicia obra do Terminal Urbano Central

Geral

por Evandro Artuzzi

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Iniciou na manhã desta segunda-feira (27), a obra do Terminal Urbano Central do Transporte Coletivo de Pato Branco, na praça Rotary, entre as ruas Pedro Ramires de Mello, rua Araribóia e rua Caramuru, atrás da prefeitura. Com área total, com a cobertura de 679,36 m²  e investimento de R$ 2.526.121,56, oriundo da concessão do Transporte Coletivo, o novo terminal conectará 24 linhas do transporte público, beneficiando cerca de 16 mil usuários.

Conforme o secretário municipal de Engenharia e Obras, Frederico Demário Pimpão, inicialmente será realizada a retirada das árvores e da academia da terceira idade, colocação de tapumes e o cercamento do espaço. O ponto de táxi foi realocado para a rua Tamoio, entre a rua Araribóia e a rua Itacolomi; a rua Araribóia permanecerá no mesmo sentido e a rua Pedro Ramires de Mello terá a via alterada em um trecho, entre a rua Tamoio e rua Caramuru (ao lado da praça), para facilitar o acesso à garagem dos moradores de um prédio residencial.

A estrutura do terminal prevê coberturas que protegem o embarque e desembarque dos usuários, área de atendimento; sala do consórcio com espaço administrativo para quatro pessoas, copa e banheiro para funcionários; depósito de material de limpeza; praça exclusiva para quem utiliza o terminal; praça interna onde se encontram as duas araucárias e angico, que serão mantidas; praça externa; além de três entradas e saídas com catracas para manter o controle e segurança dos usuários.

Para Pimpão, essa é uma obra fundamental para a ampliação e modernização do transporte coletivo em Pato Branco. “Com o novo terminal, o município dá um salto de qualidade, demonstrando mais uma vez sua preocupação em cuidar e proporcionar bem-estar à população”, salienta o secretário.

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Processo de implantação

O edital de licitação para a construção do Terminal Urbano Central do Transporte Coletivo de Pato Branco foi publicado em julho de 2019, pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, e, desde então, foram realizadas audiências públicas para avaliar o projeto. Também foi realizado um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente à implantação do espaço, para identificar os impactos positivos e negativos, urbanos e ambientais, gerados no entorno do Terminal.

O EIV apresentou 132 pontos positivos e, com base no diagnóstico, estabeleceu 13 medidas mitigatórias, para minimizar os impactos causados pelo Terminal, ou até mesmo eliminá-los, e seis medidas compensatórias. Também foi realizada uma pesquisa de opinião pública, contratada pela Prefeitura de Pato Branco, com 530 usuários do transporte coletivo, onde 92% aprovaram a localização central, 68% consideraram como importante a sua implantação e 78% concordaram com o local estipulado para a sua construção, considerando que parte da área verde e algumas árvores serão mantidas.

Fonte: Assessoria 

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