Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de abril de 2024
Rádios

População de Palmas mantém índice de isolamento próximo de 50%

Dados são aferidos pela Conexis Brasil, entidade que representa as operadoras de telefonia no país.

Saúde

por Guilherme Zimermann

social-distancing-5044615_1920
Imagem: Dr StClaire por Pixabay
Publicidade

Desde o inicio da pandemia do novo coronavírus, uma das formas comprovadamente eficazes de prevenção à doença é o isolamento social. Entre julho do ano passado até este mês de maio, a população de Palmas manteve média de isolamento social de 49%. O mês com maior média de isolamento foi março, quando 53% da população do município, dentro das suas possibilidades, ficou em isolamento domiciliar.

Esses índices de isolamento são apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde, através de parceria com a Conexis Brasil, órgão que representa as operadoras de telefonia no país.

Desde o inicio do levantamento, a população palmense mantém índices de isolamento acima de 47%. A menor média foi em outubro, 47,3%, e a maior em março, 53,5%. No período, o dia com maior índice de isolamento foi 16 de outubro, quando quase 60% da população ficou em isolamento.

Em entrevista ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club de Palmas, o gerente de infraestrutura da Conexis Brasil, Ricardo Dieckmann, destacou que o serviço foi disponibilizado a estados e municípios, no intuito de contribuir para as ações de enfrentamento da pandemia.

Publicidade
Publicidade

Ele explica que os índices são apurados por meio da rede de telefonia móvel, que analisa onde o aparelho de celular está durante o período noturno, onde o endereço é determinado como moradia da pessoa. Ao se deslocar para outros bairros ou até mesmo cidades, a pessoa, levando seu aparelho de celular, irá se conectar a outra antena de telefonia, contabilizando como quebra do isolamento. Ouça no player abaixo:

Publicidade