População de Palmas gera mais de 6,8 mil toneladas de lixo por ano
Setor ambiental chama atenção para a importância da separação correta do lixo.
Meio Ambiente

A população de Palmas, Sul do Paraná, gera mais de 6,8 mil toneladas de lixo por ano, o que equivale a 13 quilos de resíduos gerados por minuto. O lixo orgânico, que não tem possibilidade de reciclagem, representa 96% do total. Já os resíduos recicláveis geram renda para famílias que integram a Associação dos Catadores.
De acordo com o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tiago Demzuck, em 2023, ano com dados consolidados, quase 6,6 mil toneladas de lixo orgânico foram encaminhadas para o aterro sanitário municipal.
Em relação ao lixo reciclável, em 2023 foram coletadas 274 toneladas. Já em 2024, dados preliminares apontam para a coleta de 371 toneladas, material destinado para a Associação dos Catadores de Palmas (Ascap), que realiza a separação e comercialização dos materiais. Ouça no player abaixo:
O engenheiro ambiental chama atenção, porém, para um problema que ainda persiste em Palmas, que é a falta de conscientização sobre a separação do lixo. Ele afirma que ainda é grande o volume de lixo reciclável que é encontrado misturado ao orgânico, gerando vários problemas, como a perda de materiais que poderiam gerar renda para a Ascap, além da perda de espaço no aterro sanitário municipal.
Por isso, a importância de a comunidade ter atenção à separação do lixo em casa e aos dias da coleta de cada tipo de material, conforme o cronograma:
![[Grupo RBJ de Comunicação] População de Palmas gera mais de 6,8 mil toneladas de lixo por ano](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/03/coletaorganica.png)
![[Grupo RBJ de Comunicação] População de Palmas gera mais de 6,8 mil toneladas de lixo por ano](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/03/coletaseletiva.jpg)
O secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Ivanir Dalanhol, reforça a importância da separação do lixo, ressaltando o trabalho da Associação dos Catadores na triagem dos materiais e destinação correta das toneladas de resíduos descartados pela população. Ouça no player abaixo:
Em 2024, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club produziu uma reportagem sobre o trabalho da Ascap. Você pode conferir no link abaixo:
Associação dos Catadores de Palmas reciclam ao mês 24 toneladas de materiais