Dois vereadores pedirão afastamento da  Mesa Diretora do Poder Legislativo de Palmas,sul do Paraná. Os requerimento de Adilson Piran(PMDB) e Alberto Thaler (PTB) serão apresentados na sessão da noite de hoje(20).

O vereador petebista está pedindo sua saída da função de 2º secretário  por incompatibilidade com o atual presidente interino. Ao RBJ, frisou  que não faz sentido integrar a composição da direção da casa. “Não estou sendo respeitado, não tenho acesso a nada e não quero ficar fazendo papel de palhaço” justificou Thaler. Conforme ele, a situação na Câmara de Palmas está muito complicada.

Já o vereador peemedebista é o presidente eleito do Poder Legislativo, mas está afastado das funções desde 11 de abril deste ano por decisão judicial após denúncias de improbidade administrativa durante os primeiros meses de sua gestão, quando teria contratado serviços de reforma da Câmara sem licitação. Em requerimento pede a oficialização de sua saída de sua função de presidente, mesmo que não esteja exercendo o cargo.Em seu posto está o então vice, Wilmo Rodrigues Correia da Silva, também alvo de denúncias de ilícitos na condução da gestão da Câmara em 2013, tendo sido instituída uma Comissão Especial de Inquérito(CEI) para investigar seus atos e averiguar as denúncias.

O RBJ buscou contato com o vereador Piran para que apresentasse sua justificativa ao pedido a ser formulado na noite de hoje,  mas recebeu a informação de que este estaria em deslocamento para outro município na manhã de hoje em atividades profissionais.

PAUTA

Os vereadores estarão ainda votando, em segundo turno, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, a LDO. Além disso, outros três Projetos de Leis estarão iniciando tramitação  na Casa. Um deles que pede aprovação de Crédito Adicional Suplementar ao Executivo.

Outro, trata da renovação de convênio com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE. De autoria do vereador, Nilo Deitos, o projeto que visa a implantação obrigatória de divisórias nos caixas eletrônicos e mesas de atendimento nas agências bancárias locais.

Além de várias indicações, a sessão de hoje contará com a presença do diretor do Departamento de Saúde de Palmas, Eduardo Mello Amorim, que fará uma explanação das ações de sua pasta.