Militantes do Partido dos Trabalhadores(PT) em todo o país foram às urnas no último domingo(09) para participar da escolha de seus dirigentes e delegados municipais no PED (Processo de Eleições Diretas). Em Palmas, sul do Paraná, a votação foi realizada na sede do partido, na Rua Coronel João Pimpão, e os petistas elegeram Joaquim Tertuliano Ribas de Andrade como novo presidente partidário.

14440830_313989115642395_993512555223151479_n
  • Compartilhe no Facebook

” Sou um soldado do partido”, disse o eleito.

O candidato obteve a totalidade dos votos dos 41 filiados que também elegeram a chapa Construindo Um Novo Brasil, única no pleito local. Ao RBJ, Tertuliano disse que como soldado do PT aceitou o desafio de concorrer à presidência, motivado por companheiros em níveis local e estadual. “ Eu não podia fugir dessa responsabilidade, principalmente, neste momento difícil que passa o partido em nível nacional”, disse ele. Defendeu a união da militância local em torno do projeto de se fazer política em favor do povo.

Na ocasião ocorreu a votação para a escolha da direção estadual do partido. A chapa Muda o Partido, encabeçada pelo Deputado Estadual, Prof. Lemos, obteve 56,09% dos votos.  A composição Por um Partido de Todos, que tem o deputado federal, Zeca Dirceu, como postulante à presidência fez 41,46% da votação. Um voto foi em branco. As chapas estaduais Construção Socialista e Construindo Um novo Brasil, Renovar e Avançar, não obtiveram votos no município.

Em maio, os delegados eleitos no município escolherão o presidente estadual e os delegados ao congresso de junho, quando será eleito o presidente nacional do PT. Os senadores Gleisi Hoffman(PR) e Lindbergh Farias (RJ) concorrem ao comando maior do partido.