Pouco mais de mil adolescentes com idade entre 16 e 17 anos são eleitores nos municípios da microrregião do Planalto, que envolve Cel Domingos Soares, Clevelândia, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas. É o que mostra o Tribunal Superior Eleitoral, durante a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá de hoje (16) até 20 de novembro em todo o país.

A Justiça Eleitoral pretende aumentar o número de eleitores nesta faixa, para os para os quais o voto é facultativo para que possam exercer o direito de voto nas eleições municipais em outubro de 2016. Com a campanha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o objetivo de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.

O Município de Coronel Domingos Soares tem 46 inscritos nesta faixa etária; Clevelândia, 203; Mangueirinha, 241; Honório Serpa,96; e Palmas, 438

Para fazer o título pela primeira vez ou é necessário ir a um  Cartório Eleitoral levando Documento de identificação com foto, que pode ser carteira de identidade ou carteira do trabalho ou carteira profissional; Comprovante de residência (recibos de água, luz, telefone). Os mesmos documentos também devem ser apresentados para aqueles que já tem 18 anos ou mais e não possuem título de eleitor, acrescido apenas do comprovante de quitação do serviço militar, no caso para pessoas do sexo masculino.

Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem.