Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma Administração Municipal é a sintonia com o Governo Estadual e Governo Federal. Sem esse apoio, a administração teria sérios problemas, já que os recursos obtidos com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ISS (Imposto Sobre Serviços), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), são muito limitados.

O Prefeito, Cleber Fontana, comenta que a relação de Francisco Beltrão com o Governo do Estado e Governo Federal é positiva, “temos a liberdade de conversar direto com o Governador. Perdemos um pouco de representatividade através dos deputados, que tinham uma presença muito forte no município e que não estão mais em Brasília”. Desse modo, a Prefeitura busca apoio de outros Deputados, manifestando estar aberta a todos que queiram ajudar o município.

Com isso, o Prefeito deve intensificar suas idas à Brasília, para tratar diretamente nos Ministérios, porém destaca, “na hora de trazer recurso para o município eu não olho partido, sigla ideologia, tenho que olhar se é bom para Francisco Beltrão”.

Segundo ele, muitas vezes há uma demagogia quando as pessoas dizem que não faz mais do que a obrigação, mas ele sugere uma reflexão: “é obrigação sim, mas então porque todos não cumpriram? ” E destaca que não tem problema em elogiar e agradecer um Deputado quando ele consegue trazer uma emenda ou recurso para o município.

Confira a entrevista: