A publicação na última semana pelo RBJ de conjecturas (suposição, hipótese, opinião hipotética) em torno das movimentações já existentes para as eleições municipais do próximo ano, gerou uma série de especulações, surpresas, contestações, avaliações favoráveis e contrárias, principalmente relativas aos nomes apontados na matéria como supostos candidatos ao executivo em 2016.

15/05/2015 – Já surgem nomes para as eleições municipais em Palmas/PR

Tais reações demostraram que o leitor/eleitor está se interessando aos fatos mesmo antes do “tempo de política”, período em que ocorrem as campanhas eleitorais, como descreve o antropólogo, Moacir Palmeira. Além do interesse pelo assunto, outro fato positivo é que a explicitação de nomes, promoveu reação à aqueles que apenas intrinsicamente ostentavam a intencionalidade de estar com suas fotos, nomes e números na urna eletrônica. Motivados a participar do debate, algumas manifestações foram encaminhadas ao endereço eletrônico sugerido na publicação anterior: [email protected]

O DEMOCRATAS(DEM) informou que o partido deverá ter candidatos próprio ao executivo e legislativo no próximo ano. Para isso, promoverá uma reformulação da Comissão Provisória que tem como presidente Roberval Invernize, que foi convidado a integrar a nova composição. A mensagem enviada pelo ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Josemir Dipp, esclarece que, o DEM deverá ser reestruturado com membros que estão se desligando de outras agremiações, como é o seu caso, que deixará o PSDB. “Posso reiterar a firme disposição do DEM em lançar candidatos próprios aos cargos de prefeito e vereadores em nosso município de Palmas”, confirma Dipp.

O PMDB- Partido do Movimento Democrático Brasileiro – que realiza sua convecção para eleição da nova Executiva do diretório no dia 25, domingo – manifestou que tem ainda como cotado para ser candidato a prefeito, Ezequiel da Silva (Zico). Conforme a mensagem, o filho do atual presidente do partido, está sendo apoiado pelo Deputado Federal, João Arruda; Deputado Estadual, Anibelli Neto e seu pai, Anibelão e pelo senador Roberto Requião. “Todos estes representantes citados do PMDB são a favor da candidatura própria”, destaca Ulisses da Silva.

O ex-presidente do PT(Partido dos Trabalhadores) informou a este editorial que pretende concorrer novamente ao Executivo nas eleições do próximo ano. Candidato em duas eleições, Joaquim Tertuliano Ribas de Andrade, enfatiza que tem certo seu nome como concorrente à convenção trabalhista que indicará os candidatos ao legislativo e ao executivo no próximo ano.

 

O PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, informou via ofício, que além do vereador Francisco Acioli Ribas – citado na publicação anterior, o partido em seu quadro de filiados possui mais três candidatos postulantes ao cargo de prefeito: Edson Ribas (Edinho), Ana Dalla Costa Mozer e o próprio presidente da Comissão Provisória, José Tadeu Araújo. “Um desses quatro filiados deve representar o PTB nas eleições municipais do ano de 2016”, destaca o ofício do partido.

O PCdoB – Partido Comunista do Brasil, por sua vez, já antecipou que momentaneamente a intenção da organização é NÃO disputar o Executivo com candidato próprio. O que está definido é a formulação de uma chapa de candidatos ao Legislativo, incluindo o nome do atual presidente, vereador Marquinhos Gomes, que já confirmou que buscará sua reeleição. “Com referência as coligações na majoritária, o partido já mantém conversações com alguns partidos”, informa o vice-presidente, Paulo Banack.

PARTICIPE, ENVIE SUA INFORMAÇÃO OU OPINIÃO

O RBJ abre este espaço para ampliação do debate. Toda e qualquer manifestação por partidos ou eleitores referentes ao tema das Eleições 2016 podem ser enviados ao [email protected]