Milhares de prefeitos de todo o país estiveram em Brasília na semana passada, oportunidade em que aconteceu um grande encontro com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e demais lideranças federais. Do Paraná, dezenas de prefeitos participaram, entre eles, o presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste), Rogério Benin (PSD), de Honório Serpa. Em seu retorno anunciou que temas importantes foram tratados, principalmente com a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann.  Benin também retornou confiante quanto ao apoio que a presidenta Dilma prometeu aos municípios.

Na Casa Civil Benin debateu a construção de um Aeroporto Regional, com objetivo de atender toda região. Entretanto foi informado pela ministra Gleise que esse projeto não sairá do papel, pelo menos por enquanto. No momento o governo fará investimentos nos aeroportos e Pato Branco e Francisco Beltrão, que terá sua pista ampliada para receber aeronaves de maior porte. Ao contrário do Aeroporto Regional, a passagem de um ramal ferroviário pode ser realidade no Sudoeste. Um fator decisivo para isso será a mobilização das entidades representativas.

Outra boa noticia para a região está relacionado ao projeto que objetiva o fomento da pecuária leiteira. Na próxima quinta-feira, dia 07, uma reunião deverá ser realizada com as entidades envolvidas no projeto e, depois disso, o governo federal deve sinalizar positivamente para que esse seja concretizado. “Vamos reunir nossa diretoria com as lideranças da região envolvidas no projeto para discutir os detalhes finais, depois disso o governo federal deve enviar representantes para dar sequência”, disse.