Uma situação que tem chamado a atenção dos vereadores é a utilização da Tribuna Livre por parte da sociedade organizada de Nova Esperança do Sudoeste e dos responsáveis pelas secretarias da administração municipal. Tem sido freqüente a presença de representantes de Associações, Entidades e Secretarias que fazem da Tribuna Livre um local de prestação de contas de suas ações.

Para os Vereadores a Tribuna Livre da Câmara de Nova Esperança do Sudoeste tem aproximado a sociedade do Legislativo. Para o Vereador Clovis Fernandes esta confiança na Casa Legislativa é positiva e aumenta ainda mais o compromisso dos Vereadores em representar a população e seus anseios.

Na Sessão de segunda-feira (13) ocupou a Tribuna Livre o policial Militar Jatir de Souza que prestou informações sobre os trabalhos da Polícia Militar. Destacou o apoio recebido da Administração Municipal para o desempenho adequado dos serviços da Polícia Militar.

Outro fator positivo é que Nova Esperança do Sudoeste teve índice nulo de criminalidade no primeiro trimestre que é baseada nos crimes de maior poder ofensivo que são furtos, roubos, homicídios e latrocínio, ou seja crimes relacionados diretamente a pessoa.

Explicações Pessoais:

O Vereador Pedro Gesser falou em nome do Comércio onde está ocorrendo um movimento para apresentação de sugestão promovendo alterações no código de Tributação com a finalidade de coibir a presença de vendedores itinerantes sem o devido recolhimento dos tributos bem como a aquisição de alvará para comercialização de produtos no município garantindo assim a devida fiscalização e identificação de procedência.

Andrey Herculano falou sobre o trabalho da Polícia Militar no município e as ações do Conselho Tutelar baseado no relatório apresentado pelos Conselheiros junto a Câmara.

Valdemiro Antunes Zeferino informou que já existe estudo avançado no sentido de se viabilizar  a instalação de câmeras nas entradas e saídas da cidade a fim de monitorar o movimento das pessoas que chegam e saem da cidade.

O Presidente João Nascimento Nazário destacou a presença dos representantes dos  segmentos organizados da sociedade na Sessão e se disse satisfeito com a credibilidade conquistada pelo Legislativo junto a população esperancense.