A partir de janeiro de 2017, teremos outra realidade no comando das prefeituras nos 42 municípios do sudoeste do Paraná. Mesmo com o cenário nacional nada favorável e o Presidente Michel Temer (PMDB) registrando grandes índices de rejeição, o reflexo negativo não aconteceu na região.

Passadas as eleições, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) saiu vitorioso. Dos 42 prefeitos eleitos ou reeleitos 12 são filiados ao PMDB, número que deixa o partido com o maior volume de prefeituras sob seu comando. Na sequência o PSDB, com sete prefeituras, na terceira posição está o PDT, o qual abocanhou seis.

Porém, o PMDB não conseguiu emplacar prefeitos nas cidades com maiores índices populacionais, caso de Pato Branco, na reeleição de Augustinho Zucchi (PDT), Francisco Beltrão na eleição do tucano Cleber Fontana e Palmas com Dr. Kosmos (PEN).

Outros partidos como PPS, PT, PP E PR conseguiram duas prefeituras cada. PSC e PV saem do pleito eleitoral com bom número de administrações, quatro e três respectivamente.

 

Acompanhe o gráfico com os partidos e números de prefeituras.