A nova ponte do Abarracamento, no Rio Chopim, entre e Coronel Domingos Soares e Palmas será construída através da  Parceria Público Privada (PPP). O entendimento ocorreu na manhã desta quinta-feira(08) em reunião no gabinete do Executivo de Coronel Domingos Soares.

  • Compartilhe no Facebook

Fotos: Assessoria/CDS( Marcos Terêncio)

A prefeita, Maria Antonieta de Araújo Almeida (Dona Maria) e seu secretário de Infraestrutura, Mauro Correa de Almeida, recepcionaram o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou e seu o secretário de obras, José Magarinos Bello, vereadores, empresários e produtores rurais para tratar da constituição legal  para a execução da obra.

Após discussões de viabilidade, houve consenso em torno da parceria entre os governos municipais e a iniciativa privada. A formalização deverá ocorrer após aprovação das Câmaras de Vereadores, sendo que alguns representantes, presentes ao encontro, já se manifestaram favoráveis. A obra está orçada em R$ R$ 1.760.000.

Após estabelecida a PPP, os municípios entrarão com os pedidos de licenças ambientais. A previsão é de que em 120 dias deverão ser iniciadas as obras, que deverão durar aproximadamente 10 meses.

  • Compartilhe no Facebook

A ponte atualmente tem parte de madeira com sustentação de concreto. Agora, será feita de tubos de concreto doados pelo governo do Estado, pela intervenção do Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Os materiais foram transportados aos municípios pela empresa Guararapes e parte está armazenado no pátio da Estrela Industria de Papel.

A ponte, inaugurada em 1975, não suporta mais o tráfego de veículos. Vários acidentes foram registrados durante a travessia. A nova ponte, com 150 metros de comprimento, terá uma pista sobre os tubos de seis metros de largura.