Já estão registradas no Cartório de Registro Civil as propostas apresentadas aos candidatos a prefeito de Palmas, sul do Paraná, pelas 36 entidades da sociedade civil integradas pelo Movimento Palmas Desenvolvida.O documento também foi assinado pelos respectivos candidatos a vices ainda no final do mês de agosto durante atos públicos no Auditório da Associação Comercial e Empresarial(ACIPA).

A pauta comum do Pacto Pelo Desenvolvimento de Palmas contém 33 reivindicações nas áreas de saúde, emprego, renda, desenvolvimento e transparência. Os candidatos Daniel Lângaro(PMDB) e seu vice Acioli Ribas(PTB); Dr. Kosmos(PEN) e vice, Baitaka(PSC); Joaquim Tertuliano (PT) e vice, Profª. Dulce acrescentaram ao documento propostas específicas de seus respectivos planos de governo.

Conforme o Movimento Palmas Desenvolvia, os compromissos assumidos pelos candidatos foram definidos ao longo de várias reuniões e buscam concretizar uma política voltada para o interesse público para que o município alcance até 2030, Alto Grau de Desenvolvimento. O Pacto Pelo Desenvolvimento surgiu da necessidade de adoção de posturas e medidas efetivas para o enfrentamento às discrepâncias sociais locais.

Defende que o alcance das metas só ocorrerá através da articulação entre os atores políticos e sociais, com medidas e investimentos patrocinados  pelo Poder Público e iniciativa privada. “Somente com pensamentos e ações congruentes, é possível perceber, aproveitar e proporcionar a maximização da força do povo e potencialidades econômicas, políticas, sociais e culturais do município e esse é o objetivo do Pacto assumido com entusiasmo pelos candidatos a prefeito de Palmas”, destacam.

Candidatos ao Legislativo também assinaram o documento se comprometendo publicamente com as reivindicações, entretanto, apenas foram registrados em Cartório os comprometimentos dos candidatos ao Executivo.