Novo prefeito de Ipuaçu
  • Compartilhe no Facebook

Novo prefeito de Ipuaçu

Na última sexta-feira (09), um novo prefeito assumiu o comando do Executivo de Ipuaçu, Oeste de Santa Catarina. É o 5º prefeito na gestão 2013-2017. Com o afastamento de Leonir Macetti, Jair Bianchini, ficará à frente da prefeitura até o dia 09 de outubro, quando a Câmara de Vereadores realizará eleições indiretas para a escolha do mandatário até o final deste ano.

Desde 2013, Ipuaçu teve como prefeitos Denilso Casal, eleito nas últimas eleições municipais, mas afastado diversas vezes por denúncias de irregularidade no pleito, os presidentes da Câmara Municipal, Lucindo Minck, Ladair Colpo. No mês de maio, Casal renunciou ao cargo, e o vice eleito, Leonir Macetti, assumiu o Executivo, mas também foi afastado no mesmo processo ao qual responde Casal.

Na linha de sucessão do município, quem assumiria automaticamente o Executivo deveria ser o presidente do Legislativo. Em caso de impedimento, assume o vice e, na sequência, o primeiro secretário.

A partir das justificativas do presidente e vice da mesa diretora, que são candidatos e não abrem mão de concorrer este ano, Bianchini tomou posse interinamente.

Ele fica no cargo até 09 de outubro, quando serão realizadas eleições indiretas. A partir de então, qualquer cidadão de Ipuaçu que esteja em dia com a Justiça Eleitoral pode montar uma chapa com prefeito e vice e concorrer ao cargo. Dessa forma, o município poderá ter o sexto prefeito diferente numa única gestão. Contudo, só os vereadores terão direito a voto.

Leonir Macetti pode entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral, podendo voltar ao cargo a qualquer momento, em caso de decisão favorável por parte da Justiça.