O presidente em exercício do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Napoleão Nunes Maia Filho, suspendeu decisão plenária que indeferiu as candidaturas de Nerci Santin e Cleomar Finger, ambos do PMDB, à prefeitura de Abelardo Luz , Oeste de Santa Catarina. Assim, os peemedebistas, que obtiveram 61,89% dos votos válidos em 02 de outubro do ano passado, deverão assumir o Executivo do município ainda nesta quarta-feira (11).

O ministro do TSE aceitou o pedido de reconsideração de decisão, através de Recurso Extraordinário interposto pela assessoria jurídica de Santin e determinou a imediata comunicação da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina ( TRE-SC) e ao Juízo da 71ª Zona Eleitoral de Abelardo Luz.

A decisão que negou o registro da candidatura de Santin e Finger foi proferida pelo Plenário do TSE, no dia 19 de dezembro de 2016, quatro dias após a diplomação. Na ocasião, o TSE, por 4 votos a 3, deu provimento ao recurso especial eleitoral do Ministério Público Eleitoral e da Coligação Pra Frente Abelardo Luz, pelo indeferimento da candidatura.

Com base na decisão, o juiz da 71ª Zona Eleitoral anulou os diplomas dos peemedebistas, e quem assumiu a prefeitura no dia 01º de janeiro foi o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Sernajoto, também do PMDB. Ainda não foi definido o horário da diplomação e posse do prefeito e vice.

Justiça Eleitoral indefere candidatura de Nerci Santin (PMDB) em Abelardo Luz/SC

Abelardo Luz/SC pode ter nova eleição para prefeito

Diplomas entregues a prefeito e vice eleitos em Abelardo Luz/SC são anulados pela Justiça Eleitoral

+ Vereador Lucas Sernajoto assume a prefeitura de Abelardo Luz/SC