O Fórum Eleitoral de Chopinzinho, no sudoeste do Paraná. Convocou 250 pessoas para trabalharem no pleito do dia 05 de outubro, quando a população brasileira estará votando para presidente, governador, senadores, deputados estaduais e federais. Os treinamentos que foram divididos por etapas, começam em setembro.

Segundo a Chefe do Cartório Eleitoral de Chopinzinho, Luciana Neis, “a sessão eleitoral funciona com quatro mesários, temos um total de 53 sessões eleitorais no município. Atuam também em cada local suplentes e administradores de prédio, isso contabiliza um total de aproximadamente 250 pessoas colaborando com o município”.

Caso o convocado para trabalhar no pleito eleitoral não compareça, pode acarretar em penalidades na justiça, “a pessoa que trabalha no dia da eleição tem direito ao dobro de folga no trabalho, ao estudante é garantido horas extracurriculares, incluindo o treinamento. Em relação as penalidades, caso o mesário falte no dia da eleição, ou mesmo, no treinamento que é obrigatório, ele sofre um processo administrativo na justiça eleitoral. É fixada uma multa no decorrer do processo e também os autos são encaminhados ao Ministério Público, que pode mover uma ação penal. Então o comparecimento dos mesários convocados é obrigatório”.

Nesta última semana de agosto os trabalhos do cartório estão concentrados na preparação das urnas eletrônicas. O primeiro treinamento acontece no dia 10 de setembro, na sede do Fórum Eleitoral.