Scolaro e vereadores / Foto: Francione pruch
  • Compartilhe no Facebook

Scolaro e vereadores / Foto: Francione pruch

Pela primeira vez ocupando cargo público, foi empossado na manhã de hoje (01), o Prefeito de Chopinzinho, Álvaro Solaro (PMDB). A solenidade aconteceu no anfiteatro David Rogos Schmitz, às 09 horas. Na oportunidade foram empossados o vice-prefeito Vanderlei Verdi e os nove vereadores do legislativo.

Na transmissão do cargo, o ex-prefeito Rogério Mazetto (PV) destacou os desafios em assumir o executivo em meio a descrença política e medo das pessoas. A frente da cidade por um ano e nove meses, Mazzeto falou no discurso que foi o momento de colocar a casa em ordem, sem amarrações políticas, promoveu mudanças com a finalidade de gerar economia. Dentre as alterações, a redução do número de secretarias.

Emocionado, Scolaro disse que sua administração será voltada para o povo, administrando o dinheiro público com zero e rigor na sua aplicação, “agora estamos vivendo um novo momento para Chopinzinho. Hoje inicia essa nova caminhada. Esperamos que a sociedade possa viver em paz, com esperança”.

Com auditório lotado, em especial, o pai de Álvaro estava em meio ao público. Albino Scolaro foi prefeito de Chopinzinho entre 1983 a 1989. 28 anos depois ele vê o filho assumindo o principal cargo do executivo municipal.

Com passagem pela Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (ACEC), o jovem prefeito pretende desenvolver sua administração com bases da gestão privada. “A gestão das empresas utilizam-se de ferramentas comprovadas, que funcionam para planejamento, controle, gestão, auditoria. Essas ferramentas serão utilizadas no dia a dia, acompanhando os trabalhos de cada departamento do município, servidor, para que a gente possa ter um bom trabalho”.

Por fim, ele apresentou a equipe do primeiro escalão do seu mandando. Disse que caso algum secretário no desenvolvimento do seu trabalho não atinja as metas, não terá medo de substituí-los. Os secretários apresentados são: Administração – Eduardo Pivatto; Agricultura – Everton Salomão; Finanças – Luciani Cenci; Obras e Viação – Geraldo Olivo; Assistência Social – Luiz Sérgio Ferreira; Saúde – Fabiano Poppia e Educação – Édina Accorsi, a qual abre a mão do cargo de vereadora para assumir a pasta.

 

Eleição da Mesa Diretora do Legislativo

Antes da posse do executivo municipal, aconteceu a posse dos nove vereadores do legislativo do Chopinzinho e eleição para a mesa diretora, com mandado de 2017 a 2018. Há 24 anos exercendo o cargo de vereador, Leonides Mouser (PP) começa seu sétimo mandato, agora como presidente da Câmara.

Por cinco votos favoráveis, a chapa encabeçada por Mouser, tendo como vice-presidente Claudemir Malage, 1º Secretário Daniel Zanesco, 2º secretário Marcos Monteiro, foi à vencedora.

Com a eleição da mesa diretora, algumas dificuldades podem causar na gestão de Scolaro, já que todos os vereadores que compõem a diretoria, no pleito municipal de outubro, eles disputaram pelo grupo do candidato a prefeito Jurandir Martinelli, oposição.