Na foto: André Luís Matias, Chefe de Cartório da 32ª Zona Eleitoral
  • Compartilhe no Facebook

Na foto: André Luís Matias, Chefe de Cartório da 32ª Zona Eleitoral

Aproximadamente 29 mil eleitores de Palmas, sul do Paraná, irão às urnas no primeiro domingo (02) do mês de outubro desse ano, para escolher prefeito e vereadores que comandaram o município nos próximos quatro anos.

Segundo o Chefe de Cartório da 32ª Zona Eleitoral, André Luís Matias, em Palmas atualmente, segundo dados informados pelo Tribunal Superior Eleitoral, há 21 órgãos partidários municipais vigentes aptos para ter representantes no pleito.

As principais mudanças nas eleições de 2016 com relação às de 2014 foram determinadas pelo projeto de reforma política aprovado no Congresso em 2015 e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado.

Em entrevista exclusiva ao RBJ, Matias falou sobre as mudanças. Segundo ele desde a aprovação da chamada “Minirreforma eleitoral”, a movimentação partidária de filiações e desfiliações tem ocorrido com mais frequência, principalmente nos últimos 30 dias no cartório eleitoral de Palmas o que é normal em ano eleitoral.

Sobre as datas para desincompatibilização para ocupantes de cargos públicos, relatou que variam em razão do cargo atualmente ocupado e o cargo para o qual se pretende concorrer. Destacou que nos últimos dias a movimentação no cartório teve um acréscimo de mais de 200%, na sua maioria, jovens que irão votar pela primeira vez.

Matias disse que á maioria dos eleitores têm dúvida quanto aos requisitos para requerer a transferência do título de eleitor de um município para outro o que na verdade classificou de simples “A transferência é simples é só     trazer comprovante de residência que seja de 03 meses a 01 ano atrás, em nome próprio ou de parente/cônjuge, desde que comprovado o parentesco ou o matrimônio (certidão de casamento) ou carteira de trabalho que tenha sido ou esteja assinada há, pelo menos, 03 meses e pronto” finalizou.

O cartório da 32ª Zona Eleitoral de Palmas está localizado na Rua Capitão Paulo Araújo e atende até as 19h00. Para maiores informações (46) 3263-1427.

Veja abaixo as principais datas das eleições municipais de 2016: