Desde o início desta semana, representantes de 22 municípios paranaenses estão em Brasília para várias agendas na Esplanada dos Ministérios. A visita, promovida pelo deputado federal Assis do Couto (PT-PR), tem como objetivo facilitar o acesso dos pequenos municípios a informações técnicas de programas do governo federal. “Esse contato é primordial para o desenvolvimento e fortalecimento das administrações municipais. Quem tiver preparado, fizer planejamento, certamente, terá acesso aos recursos federais”, pontua o parlamentar.

As reuniões foram definidas de acordo com as principais demandas das prefeituras. Ontem, prefeitos, vices e secretários municipais cumpriram agenda nos ministérios da Pesca, da Saúde e da Educação. “Está sendo excelente conhecer pessoalmente a estrutura dos ministérios, os técnicos e ouvir explicações específicas em relação às nossas demandas”, avaliou o secretário Municipal de Educação de Francisco Beltrão, Viro de Graauw.

Segundo ele, na área de educação, o maior gargalo do município está relacionado à dificuldade de encontrar terrenos para construção de creches que se enquadrem aos critérios estabelecidos pelo MEC. “Vimos que há a possibilidade de no próximo ano termos projetos do próprio ministério para verticalizar as escolas. O que facilitará para nós que não contamos com terrenos planos e grandes”, conta.

O prefeito de Irati, município no centro-sul do Paraná, Odilon Rogério Burgath, afirmou que uma das maiores dificuldades das novas prefeituras é a descontinuidade da administração. “Com essas visitas em Brasília foi possível identificar a necessidade de adequar as informações repassadas aos ministérios pela administração anterior e tentar superar esses problemas, que atrapalham o acesso aos programas do governo federal. Só temos que agradecer ao deputado Assis por essa oportunidade”.

Na segunda, a comitiva participou de reuniões com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e com o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Dias de Freitas.

Para hoje, tem agenda prevista na Secretaria de Relações Institucionais (SRI), no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e no Ministério das Comunicações.

Na foto, a comitiva de representantes dos municípios paranaenses é recebida nesta terça (7) pelo assessor especial do ministro da Educação Rolf Hackbart.

Confira a lista dos municípios participantes:

Ampére

Coronel Domingo Soares

Pranchita

Capanema

Francisco Beltrão

Chopinzinho

Coronel Vivida

Planalto

Verê

Cruz Machado

Boa Ventura de São Roque

Cruzeiro do Iguaçu

Foz do Jordão

Enéas Marques

Dois Vizinhos

São Mateus do Sul

Cerro Azul

Nova Prata do Iguaçu

São Jorge do Oeste

Ivaí

Irati

Pérola do Oeste