A Câmara de Vereadores de Chopinzinho emitiu ofício a todos os Deputados do Estado do Paraná para que se posicionem contra o Projeto de Lei 02/2014 do Deputado Rasca Rodrigues do PV que prevê normas para instalação de exaustores em aviários no Estado do Paraná.

 

O ofício foi encaminhado após a indicação do Vereador Amarildo Secco em conjunto com os colegas Jacir Salmória e Valmor teles Mendes receber apoio integral na Sessão realizada na terça-feira, dia 25. O Projeto de Lei quer proibir a instalação de exaustores nos aviários a uma distância inferior a 100 metros de rodovias e estradas rurais. Ainda consta na lei o prazo de dois anos para adequação dos aviários existentes e então multa aos irregulares.

 

 

O embasamento do Deputado é que os gases tóxicos das matérias orgânicas (fezes dos animais) podem causar tosses, dificuldades respiratórias, edema pulmonar e formação de catarro. Entre os gases, a principal preocupação é a amônia que é corrosiva na presença de umidade, inflamável e incolor, além de um odor irritante. A representante do Partido Verde de Chopinzinho, Édina Accorsi entrou em contato com o Deputado Rasca Rodrigues ainda durante a sessão e segundo Édina o Deputado está aberto a conversar com o setor avícola.

 

A Asmac que enviou correspondência a Câmara através de seu Presidente Juarez Pompeu afirma que o setor tem importância singular para a economia do Estado, sendo líder na exportação tanto em faturamento, quanto em volume, gerando milhares de empregos. Segundo a nota da Associação Municipal de Avicultores de Chopinzinho o autor deveria se preocupar com os milhares de trabalhadores que atuam nas granjas, gerando divisas para o Estado e União, dando apoio ao projeto de lei onde é solicitado que o Estado participe com repasse aos avicultores material asfáltico para as granjas diminuindo a amônia e melhorando a sanidade em todo o Estado.

 

Os vereadores Amarildo Secco, Valmor Teles Mendes e Jacir Salmória se pronunciaram e destacaram a importância da ação para que os avicultores não tenham que mudar seus aviários ou o município mudar as estradas de lugar se um projeto desse for aprovado pela Assembleia Legislativa.