Faltando poucos dias para assumir o principal cargo do executivo municipal de Francisco Beltrão, Cleber Fontana (PSDB) conversou com a equipe do RBJ. O bate-papo abordou alguns assuntos relacionados a educação, saúde e trabalhos para o primeiro ano de mandato.

Confiante, o novo prefeito está montando sua equipe e planejando a gestão. “Estamos trabalhando, desde o dia após a eleição, conversando com muitas pessoas, formando a equipe. O prefeito não faz nada sozinho, tenho cuidado muito, tendo critérios para escolha de nomes, mas montando equipe, informando sobre dados, é realmente uma responsabilidade muito grande”.

Fontana foi eleito com 25.585 votos (53,40%). Tem pela frente um enorme desafio, manter o crescimento e impulsionar os mais variados setores da maior cidade do sudoeste.

Dentre os temas abordados, a educação é ponto crucial para a cidade e, um dos problemas existentes é a falta de vagas em creches, “precisamos construir novos espaços e colocar gente para trabalhar. O caminho é buscar recursos, ampliar as unidades existentes, construir novas unidades, atendendo critérios de localização geográfica”. Destacou Fontana, ao lembrar também que a Professora Rosa Vandresen, será a Secretária de Educação.

Outra reclamação dos moradores, se trata da falta de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde. Situação que não é exclusiva de Francisco Beltrão, mas sim de inúmeros municípios brasileiros. Para minimizar o problema, o futuro prefeito pretende disponibilizar 300 medicamentos, “temos que ter uma lista de medicamentos e ela tem que ser mantida. São em torno de 300 medicamentos que não podem faltar em hipótese alguma. Temos que colocar pessoas que entendam da área, cobrar das empresas que ganham as licitações para ceder medicamentos ao município, a pontualidade na entrega. Parte da falta de medicamentos é das empresas que não entregam dentro do tempo, para isso deve ter fiscalização e penalidades a essas empresas”.

Otimista, Cleber Fontana será empossado prefeito, no dia 31 de dezembro. O cerimonial está marcado para acontecer às 15 horas, no Espaço da Arte – Teatro Eunice Sartori.

 

Acompanhe a entrevista: