Com influência de familiares sempre esteve envolvido na política, já exerceu cargos importantes no poder público entre eles o de vice-prefeito e atualmente o de prefeito.

O entrevistado do Pausa pro Café é o prefeito do município de São João, Altair José Gasparetto (Vadeco). O qual comenta os trabalhos desenvolvidos no município e a preparação para Fogueira de São João.

 

 

 

 

Francione – Prefeito, após terem passados quatro meses completos de sua gestão, em sua avaliação como está sendo sua administração à frente do município?

 

Vadeco – A administração avalio ela de forma positiva, haja vista que iniciamos o nosso mandato numa forma bem tranquila, sabendo das dificuldades que viriam ocorrer na situação financeira, sabendo administrar, planejar é que vamos conseguir chegar aos resultados. Iniciamos o mandato com uma equipe de confiança, onde planejamos nossa administração com cada secretário, buscando a forma que podemos fazer o trabalho. Graças isso, junto com os secretários e os vereadores é que fomos buscar recursos e poder fazer um trabalho diferenciado, aonde que a partir de agora a gente começou um trabalho fortemente, principalmente na recuperação de estradas. Ficou um tempo de fazer somente alguns pontos com dificuldades e claro temos a patrulha do consórcio nosso junto com sete municípios, o Consórcio Pinhais e também de estar atendendo a demanda do nosso município. Estamos trabalhando fortemente com projetos tanto no governo do estado como no governo federal, então já estamos com muitos projetos em fase de licitação e outro em fase de implantação.

 

Francione – Uma estrada que estava precária é aquela que dá acesso ao município de São João para quem vem de Dois Vizinhos, e um trabalho já foi desenvolvido, o que foi feito?

 

Vadeco – Na questão de acesso da Francisco Augostini, que dá acesso do trevo que vão a São Jorge d’Oeste, então pegamos com uma fase bastante difícil, asfalto bastante acabado e o que fizemos, estamos concluído o projeto para que seja feito toda remodernização da Francisco Augostini, numa área de mil metros de extensão, onde a gente sabe da quantia que vai para fazer. Estamos com o projeto para que possamos fazer duas pistas com iluminação, um projeto que estamos em busca de recursos no governo federal e claro com sinal positivo de ser aprovado o projeto, mas devido à parte burocrática deve ficar tudo pronto até o final do ano.

 

 

Francione – Vadeco até o ano passado as secretarias eram distribuídas em vários pontos do município, neste ano o senhor trouxe para a prefeitura, o porquê desta decisão?

 

Vadeco – A gente procurou dar uma melhorada na questão de todas as secretarias. Então o que a gente fez, temos reuniões todas às sextas-feiras, com os secretários para a gente planejar. A Secretaria de Educação que estava num prédio alugado, trouxemo-la para baixo da prefeitura com melhor espaço, a gente teve que adequar muitas outras situações que tinham e para dar um espaço com mais qualidade para secretaria de educação, acho justo em fazer isso e não depender em pagar aluguel e de estar num espaço próprio do município. Na questão de outra secretaria, é a de Desenvolvimento Econômico, é uma área que foi cedida ao Tribunal de Justiça para a construção do Fórum, então já estamos planejando a construção de toda a secretária de Desenvolvimento Econômico, que lá abrange toda questão de urbanismo, obras e viação.

 

Francione – Ainda tem alguma secretária sem secretário para comandar a pasta?

 

Vadeco – Na verdade a secretaria que iremos criar é a secretaria de Agricultura. Para que o município agrícola possa ter um atendimento ainda melhor. Hoje só temos a secretaria, mas nenhum secretário de agricultura e sim, a partir do momento que criarmos a secretaria com todo o quadro de técnicos é que nós vamos poder atender melhor todos os agricultores, produtores, podendo auxiliar junto com a Emater de nós fazer tantos programas que existe do governo federal e governo estadual.

 

 

Francione – Prefeito falando agora sobre cultura, no próximo mês acontece uma festa que é tradição no sudoeste do Paraná, como estão os preparativos para esta festividade?

 

Vadeco – Iniciamos na semana passada, ela já esta sendo construída e numa previsão é para daqui a 20 dias estar pronta, e terá mais de cinqueta metro de altura novamente. Tem algumas modificações que a gente está fazendo no parque para atender a população. Acho importante virem mais de 20, 30 mil pessoas ao nosso município é para isso que precisamos ter um espaço para receber toda essa população, por isso estamos fazendo algumas modificações no parque, na questão de espaço para atender todos os municípios que vem para a festa. Mas uma festa em parceria junto com a Paróquia São João Batista, Associação Comercial e Empresarial e da prefeitura de ter essa parceria e comemorar esta festa importante. A atração principal dos Shows será o de João Bosco e Vinícius e também de Dante Ramon Ledesma.

 

Francione – Terão algum custo os Shows para a população?

 

Vadeco – No sábado de João Bosco e Vinícius, que terá a cobrança do ingresso de 10 reais. Nos dias 20 e 21 que terá outros shows, na quinta-feira Alex e Willian, e na sexta-feira Raízes Sertão e, além disso, a questão da Banda Flor da Pele que estará animando também. A única diferença é que no dia 22 será cobrado o ingresso porque as despesas são bastante grandes, isso foi em reunião com associação comercial e com a igreja que foi decidido cobrar esse ingresso para poder colocar um show melhor.