O empresário e ex-vereador Cidenei Cristian Allembrandt, o Alemão do Jornal, anunciou nesta terça-feira (25), durante a programação da Rádio Club FM, a sua disposição em disputar a prefeitura de Palmas, Sul do Paraná, nas eleições de 2020. Esta foi a segunda manifestação pública de pré-candidatura ao Executivo do município.

+ Tertuliano Andrade anuncia pré-candidatura a prefeito de Palmas

Pontuando sua carreira empresarial e política, avalia que tem condições de integrar as discussões em torno do apontamento de um nome para a disputa da prefeitura. Para isso, afirma que mantém contato com diferentes setores da sociedade, ouvindo as demandas e colhendo informações.

O ex-vereador reconhece as dificuldades em torno da administração pública, mas julga-se com capacidade para, eventualmente, assumir o cargo de prefeito. “Vamos pegar o exemplo de um pizza, onde se gasta 20% em saúde, 25% educação e 50% em folha de pagamento. Sobra 5%. […] Como gerar emprego? Tem ainda agricultura , cultura, esporte. Como administrar isso?”, considera.

Aponta que uma das medidas necessárias para a administração seria a diminuição de cargos comissionados e valorização dos funcionários efetivos.

Integrante do grupo de apoio que elegeu o atual governo municipal, sendo inclusive cogitado para ser o vice na chapa então encabeçada pelo prefeito Kosmos Nicolaou, Allembrandt avalia que o prefeito tem realizado um “bom mandato, mas colocou algumas peças erradas no começo do governo, e administração é igual dominó, se colocou uma peça errada no começo, no final, o jogo não vai fechar”.

Salienta que mantém conversas com diferentes partidos, no sentido de afinar as propostas, reconhecendo até mesmo, a eventualidade de abrir mão da candidatura, em prol de outro nome, mas, descarta a possibilidade de integrar uma chapa com o atual prefeito, caso ele busque a reeleição. “Se ele (Kosmos Nicolaou) for candidato à reeleição, a gente respeita, mas cada um cria o seu caminho. Eu queria que ele me apoiasse, mas se assim for, vamos disputar a eleição, ele fazendo o papel dele na campanha e eu fazendo o meu”, considera.

Filiado à Rede Sustentabilidade até o mês de maio, Alemão do Jornal agora integra os quadros do PSB (Partido Socialista Brasileiro) a convite do deputado federal Aliel Machado, ocupando a vice-presidência do partido no município. Porém, comenta que há convites para filiar-se ao PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o que está em análise.

Sobre os possíveis candidatos à prefeitura no próximo ano, pontua que o atual prefeito deve buscar a reeleição, citando ainda o ex-prefeito Hilário Andraschcko, o empresário e candidato derrotado nas eleições de 2016, Daniel Langaro, o presidente municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), Tertuliano Andrade, o vice-prefeito César Pacheco Baptista (Baitaka), e o vereador Edson Luiz Ferreira Kemes (Lagarto).

Ouça a entrevista: