Doze pessoas foram detidas pela Polícia Ambiental (Força Verde) em Francisco Beltrão no sábado (21). Os infratores foram localizados na comunidade de Linha Hobold, interior do município, onde estava ocorrendo uma “Rinha de Galo”.

Além dos detidos, outras pessoas estavam no local, mas conseguiram fugir da abordagem policial. Na casa onde era realizada a rinha, a polícia ainda encontrou duas arenas para realização das brigas das aves, esparadrapos, biqueiras, esporas e 15 aves trancadas dentro de caixas de papelão e de sacolas de pano.

Os galos estavam marcados com lacres numerados e muitos delas já com as esporas, prontos para serem levados às arenas de briga. O responsável pelo local foi identificado e admitiu que cobrava uma taxa de R$ 20 de cada participante, porém a caderneta onde eram feitas anotações do ilícito foi destruída no momento em que a polícia chegou.

Os envolvidos admitiram ter conhecimento que a prática de maus tratos a animais é errada e foram encaminhados ao Pelotão da Polícia Ambiental para elaboração de um Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) por infração a Lei Federal número 9.605/98. Também foram lavrados autos infracionais e multas no valor de R$ 90 mil.

Fotos: Polícia Ambiental