O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou na sexta-feira (10), a Operação Pecúlio, com o cumprimento de três mandados de prisões temporárias e 13 buscas e apreensões nos municípios de Videira, Fraiburgo, Curitibanos e Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina, além dos municípios de Curitiba e Colombo, no Paraná.

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Videira e o Gaeco investigam, com a colaboração da Corregedoria-Geral da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, supostos crimes contra a administração pública, especialmente peculato, corrupção passiva e ativa e associação criminosa, além de atos de improbidade administrativa envolvendo agentes públicos e terceiros.

O nome da operação deve-se ao fato da investigação constatar indícios de desvio do pecúlio dos presos (valor destinado ao detento, proveniente do trabalho remunerado exercido enquanto no cumprimento da pena ou depositado pelos familiares), além de irregularidades na compra de alimentos destinados ao presídio e na utilização do cartão de pagamento de despesas ordinárias de unidade prisional.

Droga apreendida na BR-153

Um homem foi preso com drogas e dinheiro também na sexta-feira (10), na BR-153, em Concórdia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, quase três quilos de maconha e cerca de R$ 5 mil em espécie, foram apreendidos durante a fiscalização de rotina.

Os policiais deram ordem de parada a um Renault/Symbol, com placas de São Miguel do Iguaçu (PR). O motorista parou e abandonou o veículo correndo em direção à mata às margens da rodovia. O passageiro, um homem de 27 anos, permaneceu no automóvel e afirmou estar levando a droga para Balneário Camboriú.

Dentro do carro, os policiais encontraram quatro tabletes de maconha, dinheiro e diversos cartões bancários.

Jovem é flagrado furtando veículo

Um rapaz de 21 anos foi preso na noite de sexta-feira (10), após ser flagrado furtando um Ford/Ka em Ponte Serrada, Oeste catarinense.

O indivíduo foi surpreendido pela Polícia Militar, por volta das 18h. Além do furto, ele também estava com um mandado de prisão em aberto.

Fonte: colaboração OesteMais