Policiais do 3º BPM de Pato Branco. Foto: Polícia Militar.
  • Compartilhe no Facebook

Policiais do 3º BPM de Pato Branco. Foto: Polícia Militar.

O Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou no final deste ano de 2017 o levantamento dos índices de criminalidade nos 16 municípios de abrangência, e destaca que houve significativa redução em furtos, roubos e homicídios.

Os dados foram obtidos pelo Sistema de Controle de Ocorrências Letais-SCOL e Business Intelligence, instituído pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, no período compreendido de janeiro a novembro de 2017, índices obtidos com o acompanhamento das estatísticas que direcionam a aplicação do efetivo para a preservação da segurança pública.

O Comandante do 3º BPM destacou que a intensificação no combate ao tráfico de drogas, apreensões de armas e prisões, diminuiu drasticamente o índice de homicídios, que em 2016 era de 28 casos, passando a 20 casos neste ano, bem como o índice de roubos, que em 2016 era de 455, e passou para 389 casos. Percebe-se também o aumento no número de veículos recuperados, que passou de 253 no ano de 2016 para 461 neste ano, e nas prisões por embriaguez ao volante, que passou de 238 para 249 no mesmo período.

Neste final de ano a Polícia Militar intensificou as ações na Operação Natal 2017, reforçando o policiamento com foco na prevenção de crimes nos locais de maior circulação de pessoas. Lembrando que a participação da comunidade é de fundamental importância, realizando denúncias via 190 ou 181, observando a movimentação de pessoas e atitudes suspeitas em seu bairro, deixando seu veículo e casa trancados ao se ausentar, informando um vizinho de confiança, em caso de viagem ou afastamento por longos períodos.