Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Polícia Federal realiza operação para inibir contrabando de gado

Mandados de busca e prisão foram cumpridos em Foz do Iguaçu, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste e Dionísio Cerqueira

Justiça

por Lucas Maciel

gado
Foto: Polícia Federal
Publicidade

Após cerca de vinte meses de investigações a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7), a “Operação Boi Viajante” com a intenção de inibir o contrabando de gado oriundo da Argentina.

Segundo as investigações pelo menos 5.700 bovinos foram introduzidos no Brasil ilegalmente através de propriedades que fazem divisa com os municípios de Dionísio Cerqueira, Barracão, Foz do Iguaçu, Bom Jesus do Sul e Santo Antônio do Sudoeste. O valor comercial das transações foi avaliado em R$ 14 milhões.

Cerca de 50 policiais federais trabalham com o apoio de uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) no cumprimento dos mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

No período de investigações a Polícia Federal apurou ainda que para conseguir a expedição da Guia de Trânsito Animal (GTA) eram simuladas aquisições de gado de outras regiões do Paraná. Também foram simulados nascimentos de bovinos, sendo que em uma única propriedade o produtor afirmou que houveram 50 nascimentos de bezerros em apenas 2 meses, porém, nenhum deles era fêmea e comparado ao rebanho anterior essa margem era de metade do rebanho de fêmeas.

Publicidade
Publicidade

Além do prejuízo financeiro causado diretamente aos criadores brasileiros, também existe um grave risco de introdução de doenças erradicadas no Paraná como a febre aftosa.

A Polícia Federal investiga ainda a participação dos produtores de gado em outros crimes como contrabando de produtos da Argentina.

Publicidade