Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
15 de janeiro de 2025
Rádios
Publicidade

Polícia Científica afirma que não há justificativa técnica para Palmas ter unidade do antigo IML

Segundo o órgão, serviços seguem sendo realizados por unidade de Pato Branco, sem o registro de intercorrências.

Segurança

por Guilherme Zimermann

DSC_0022
Foto: Arquivo/Rádio Club
Publicidade

Assunto que “volta e meia” retorna às discussões, a instalação de uma unidade do antigo IML (Instituto Médico Legal) em Palmas, Sul do Paraná, foi tema de promessas de campanha e comprometimentos por parte de candidatos nas eleições deste ano. Porém, a Polícia Científica afirma que não há justificativas técnicas para implantação de uma unidade no município.

Diante das várias manifestações, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club buscou informações para entender quais são os critérios para a criação da estrutura no Paraná. Um dos primeiros pontos é que o Instituto Médico Legal não existe mais. Ele foi extinto em 2022, quando foi aprovada e sancionada pelo Governo do Estado, a Lei Orgânica da Polícia Científica, que incorporou as atribuições do IML e do Instituto de Criminalística, que foram extintos.

A própria legislação da Polícia Científica não é clara nos critérios que são adotadas para se criar novas unidades ou postos avançados da Polícia Científica. Um dos artigos da Lei, prevê que cabe ao diretor-geral da corporação, a criação ou extinção de novas unidades.

Em contato com a assessoria da Polícia Científica do Paraná, o Departamento de Jornalismo da Rádio Club foi informado que a abertura de novas unidades depende de estudos técnicos realizados pela Direção-geral, considerando a demanda, a localização e os principais exames realizados em cada local e a Polícia Científica já antecipa, que Palmas segue sendo atendida pela unidade de Pato Branco, “sendo o serviço realizado normalmente sem o registro de intercorrências, não justificando abertura de unidade plena ou posto avançado na cidade”.

O assunto foi tratado no programa Pauta Dinâmica da Rádio Club desta terça-feira (29). Para o coordenador da emissora, Ivan Cezar, como o município já tem o não por parte da Polícia Científica, agora cabe aos representantes de Palmas buscarem a criação de uma unidade pelas vias políticas. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade
Publicidade