Podcast: Lançamento do livro “Entre Sangue e Resina” por André Egídio Pinho
O trabalho retrata em formato de pesquisa a colonização e a devastação ambiental no sudoeste do Paraná
RBJ TV e Especial Publicitário
por Deise Bach
O professor André Egídio Pinho lançou seu livro “Entre Sangue e Resina”, uma obra que retrata, através de uma pesquisa, a colonização e a devastação ambiental no sudoeste do Paraná entre os anos de 1935 e 1975.
O sudoeste do Paraná possui uma cultura extrativista muito forte, e para aqueles que não conhecem essa história, o livro oferece um acesso a fatos e dados históricos. A obra de Pinho traz uma importante contribuição para os estudos sobre a região, fazendo uma reflexão sobre o uso dos recursos naturais. Por meio da história ambiental, e a partir de variadas fontes, o autor demonstra como as correntes migratórias, a instalação de madeireiras e companhias colonizadoras privadas foram responsáveis pelas mudanças na paisagem entre 1935 e 1975.
Pinho explica a origem do trabalho e a escolha do título do livro: “Esse livro partiu da minha pesquisa de doutorado sobre a história do sudoeste do Paraná, focada na história ambiental. O título, ‘Entre Sangue e Resina’, relaciona as questões sociais e ambientais. Ele vem de palavras encontradas nas fontes de pesquisa, que variam desde processos criminais e civis até acervos particulares e jornais da época. Não é um apelo, mas sim uma referência direta às fontes pesquisadas”.
Na sexta-feira (12), o professor participou do programa “Edição Extra” com o jornalista Marcelo Marcos, onde falou mais sobre o trabalho de pesquisa para o livro. Confira: