Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2022
Rádios

Pinhão já pode ser comprado e vendido no Paraná

Data para início do comércio serve para proteger a reprodução da araucária, símbolo do Paraná e em extinção

Agricultura

por Marcelo Marcos

Release
Publicidade

 

Por Wilson Jr. e Marcelo Marcos

Está liberada desde a última sexta-feira (01), a colheita e a comercialização do pinhão. A liberação vele somente para o pinhão maduro. O pinhão verde, mesmo sendo colhido na data permitida é proibido. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar até tóxico para o consumo humano. A venda de pinhões de outros estados também é proibida.

EM EXTINÇÃO
O objetivo da data para início do comércio e da colheita é proteger a reprodução da araucária, que é a árvore símbolo do Paraná e está em extinção, além de conciliar a geração de renda. Quem pretende comercializar, precisa ficar atento a qualidade do pinhão, e também precisa ter cuidado na hora de subir em árvores para colher e evitar quedas. Para quem for flagrado vendendo de forma irregular pode sofrer algumas sanções, como multas e termo circunstanciado.

Publicidade
Publicidade

PRODUÇÃO NO ESTADO
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura do Estado, a região de Guarapuava concentrou no ano passado, 40% da produção de pinhão no Paraná. Segundo os números, é a maior região produtora do estado. Em 2021, ouve aumento de 40% na produção.

NOVAS ESPÉCIES DE ARAUCÁRIA
A EMBRAPA está desenvolvendo uma pesquisa sobre uma nova espécie de araucária, com menor porte e produção precoce de pinhão. Com uso de brotos extraídos da copa de árvores de araucária adultas, mudas enxertadas permitem que produtores obtenham árvores mais baixas e que a produção de pinhão seja antecipada.

Normalmente, a araucária que começa a produzir pinhões, alcança idade entre 12 e 15 anos. Com a nova técnica a produção começaria entre seis e oito anos e o porte das árvores fica entre dois e seis metros de altura, o que facilita a coleta das sementes.

Publicidade