Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Pesquisadores estudam aplicação de resíduos industriais na agricultura de Palmas

Estudo detectou aumento na produtividade de milho e soja, com a aplicação de resíduos da produção de heparina.

AgriculturaEducação e CulturaRBJ TV e Especial Publicitário

por Guilherme Zimermann

cornfield-2526677_1920
Publicidade

Uma pesquisa realizada pelo Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em parceria com a Universidade de Córdoba, na Espanha, e colaboradores da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  demonstrou o aumento na produtividade de lavouras de milho e soja, com a aplicação de resíduos oriundos da produção de heparina.

A heparina é utilizada em procedimentos médicos para evitar a coagulação do sangue. A matéria-prima da substância é extraída de vísceras de suínos.

Ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club, o coordenador da pesquisa, Dr. Jessé Fink, que integra o colegiado de Agronomia do Campus Palmas, destaca que os resíduos, aplicados como fertilizantes, possuem um alto nível de nitrogênio, fósforo, potássio, entre outros elementos.

 

Porém, uma das preocupações era com relação ao alto nível de sódio também presente nos resíduos, que pode afetar a estrutura do solo. No entanto, destacou o docente que, devido às características climáticas de Palmas, local onde está em desenvolvimento a pesquisa, mesmo com a aplicação de doses elevadas, o teor de sódio no solo diminuiu após três meses devido ao alto volume de precipitação. “Aqui nós temos um acumulado de 2 mil milímetros de chuva por ano, o que demonstra que o sódio presente nos resíduos não afeta tanto o solo, situação que não vemos por exemplo, em localidades onde chove menos”, pontua.

Publicidade
Publicidade

As próximas etapas da pesquisa deverão abranger estudos microbiológicos, mineralógicos e físicos do solo, para apurar de que forma essas outras características podem, ou não, ser afetadas pela aplicação de resíduos salinos.

Publicidade