Novas variedades de maçãs são desenvolvidas em Palmas
As cultivares serão disponibilizadas para o setor produtivo para diversas regiões do Estado em um ano.
Agricultura
Novas cultivares de maçãs deverão ser disponibilizadas para o setor produtivo no prazo de um ano. As cultivares foram desenvolvidas ao longo de aproximadamente 15 anos de pesquisa na Unidade do Instituto de Desenvolvimento Rural(IDR) em Palmas, município que se destaca na atividade, sendo reconhecida como a Capital Estadual da Maçã. A partir do trabalho realizado no município já foram disseminadas para diversas regiões do pais outras cultivares, especialmente a variedade Eva.
As novas variedades, que ainda estão com nomenclatura de pesquisa, foram desenvolvidas para atender aos produtores paranaenses. Conforme o Coordenador do Programa de Pesquisa Fruticultura do IDR Paraná, Dr. Clândio Medeiros da Silva, as novas precoces serão destinadas a regiões mais quentes do estado.
Os materiais foram apresentados no último dia 28 de novembro durante a II Jornada da Maçã realizada pela unidade de pesquisa de Palmas. Explicou o coordenador que antes do lançamento comercial estão sendo apuradas as características de produtividade, baixa necessidade de frio e resistência fitossanitária. Pontou que é fundamental também estabelecer padrões sensoriais como sabor, coloração, crocância para atender ao mercado consumidor.
O pesquisador também comentou sobre o trabalho de pesquisa com outras frutíferas em outras regiões do estado com o maracujá, mamão, uvas. Ao falar das perspectivas econômicas, analisou que a fruticultura tem amplo potencial, principalmente para as pequenas propriedades ou regiões com terrenos acidentados.