Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de janeiro de 2021
Rádios

Pesquisa revela cenário econômico do Sudoeste na pandemia de Covid-19

Sem Caderno

por Guilherme Zimermann

capa
Publicidade

A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizaram entre os dias 15 e 25 de abril, uma pesquisa para compreender os impactos econômicos do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus na região Sudoeste.

Em entrevista à Rádio Club de Palmas, o presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, destacou que foram coletadas mais de 1,5 mil respostas, entre 38 municípios da região.

Salientou que a iniciativa, foi apurar o sentimento dos empresários diante desse cenário. “É preciso olhar para o quesito de saúde, sem sombra de dúvidas, mas também entender as consequências que os empresários e colaboradores tem enfrentado”, analisou.

[Grupo RBJ de Comunicação] Pesquisa revela cenário econômico do Sudoeste na pandemia de Covid-19

Entre os resultados da pesquisa, Manfroi destaca que 73% dos participantes apontaram que sofreram queda de faturamento. Ainda, 24% das empresas registraram demissões. De acordo com a pesquisa, pelo menos 1,2 mil demissões foram contabilizadas.

Publicidade
Publicidade

Cita ainda que 63% das empresas pesquisadas apresentam possibilidade de realizar demissões nas próximas semanas, se não houver uma retomada das atividades econômicas.

Para amenizar essa situação, Manfroi pontua que a Coordenadoria e as Associações Comerciais dos municípios têm buscado alinhar parcerias com instituições financeiras, a fim de oferecer melhores condições de crédito aos empresários, já que 62% dos que responderam ao questionaram apontam que precisarão de empréstimos nos próximos 30 ou 60 dias.

Por outro lado, a pesquisa mostrou que 44% dos empresários têm perspectiva de que a economia melhore após a pandemia. Sobre esse ponto, Manfroi comemora o resultado pelo otimismo que o empresariado demonstra, mesmo diante do longo trabalho que deverá ser desenvolvido para essa retomada. Ouça no player abaixo:

Publicidade