Pato-branquense vence importante prêmio internacional de cinema
Documentário conta o envolvimento da comunidade de Nova Espero com a língua esperanto
RBJ TV e Especial Publicitário
por Otávio Sedor

![[Grupo RBJ de Comunicação] Pato-branquense vence importante prêmio internacional de cinema](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-08-at-095336-778x800.jpeg)
Em 1984, a banda Titãs cantava na música Miséria, “ninguém sabe falar esperanto, miséria é miséria em qualquer canto, todos sabem usar os dentes, riquezas são diferentes”. Mesmo com o desdém, os versos do grupo continuam atuais e pouquíssimas pessoas no mundo têm conhecimento a respeito da língua citada. Não em Nova Espero, também nominada de São Roque do Chopim, em Pato Branco, onde a criação de 1887 do médico polonês Ludwig Zamenhof deu muito o que falar.
Um fragmento dessa história foi contada no filme A Curiosa História de Nova Espero, que em breve a população poderá conferir, do cineasta pato-branquense João Pedro Braun. O longa conquistou recentemente o Prêmio de Melhor Documentário no Denver Monthly Film Awars, realizado em Denver, Colorado (EUA), se destacando entre as diversas produções mundiais.
A comunidade
No início dos anos 2000, o distrito de Nova Espero, no interior do Sudoeste do Paraná, chamou a atenção com um projeto ambicioso: elevar o esperanto ao status de segunda língua oficial. A iniciativa, concebida para conectar a comunidade ao mundo, encontrou resistência local e gerou intensos debates. A Curiosa História de Nova Espero explora essa jornada, combinando relatos em primeira mão dos moradores, personagens envolvidos, suas expectativas e emoções.
O filme utiliza técnicas expositivas para investigar o choque entre a inovação e a tradição, se aprofunda em temas como identidade, globalização e o poder duradouro dos sonhos em lugares inesperados. “Quando inscrevemos o filme, tínhamos esperança de sermos selecionados, mas jamais imaginávamos que levaríamos o prêmio de Melhor Filme. É uma alegria imensa ver esse projeto sendo reconhecido internacionalmente”, declarou João Pedro Braun, o diretor do documentário.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Pato-branquense vence importante prêmio internacional de cinema](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-08-at-095337-1-1280x716.jpeg)
O diretor
João Pedro Braun é natural de Pato Branco e documentarista reconhecido por suas obras que exploram memória, identidade e conexões culturais. Seu primeiro longa-metragem, Travessia Brasil-Haiti (2019), foi selecionado no Festival Lift-Off Global Network, está disponível em mais de 90 países e possui classificação 8,0 no IMDb.
Em 2023, lançou Tudo Boa Gente, um documentário sobre os legados da imigração italiana no interior do Brasil. Além do cinema, João é autor do livro fotográfico Travessia Brasil-Haiti, que reflete visualmente sobre a imigração centro-americana para o Brasil. Suas produções, exibidas em festivais e distribuídas internacionalmente se destacam pelo compromisso com a valorização cultural e o diálogo entre as diferentes realidades humanas. “A equipe técnica expressa profunda gratidão a todos que apoiaram o projeto, principalmente aos patrocinadores”, comentou João.
A Curiosa História de Nova Espero está nesse momento sendo inscrito em outras premiações mundiais e aberto a negociação com distribuidoras de cinema interessadas em levar ao público um trecho tão rico da biografia do Paraná.
![[Grupo RBJ de Comunicação] Pato-branquense vence importante prêmio internacional de cinema](https://rbj.com.br/wp-content/uploads/2025/04/whatsapp-image-2025-04-08-at-095337-634x800.jpeg)
- Colaboração da Assessoria de imprensa João Pedro Braun – Léo Handa e Maiara Francio