Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de maio de 2024
Rádios

Pastoral da Ecologia Integral promove Encontro Paranaense

Uma araucária, árvore símbolo do PR, foi plantada no local.

GeralReligião

por Luiz Carlos

1
Publicidade

Os assuntos abordados margearam o método ver, iluminar e agir

A Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2 (PEISul 2), se reuniu entre os dias 13 e 14 de abril de 2024, em Guarapuava, para o seu I Encontro Regional, com o tema central “Ver, Iluminar e Agir: os passos para uma Ecologia Integral”. Ocorreu no Centro de Formação Juan Diego.

[Grupo RBJ de Comunicação] Pastoral da Ecologia Integral promove Encontro Paranaense

Os assuntos abordados margearam o método ver, iluminar e agir. As realidades e problemas do Paraná (ver) foram conduzidas por João Santiago. Para fins de iluminação, aspectos relacionados a Encíclica Laudato Si’ (Palestrante: Pe. Vagner Raitz – Assessor da PEISul 2); um resgate das Campanhas da Fraternidade relacionadas a Ecologia Integral (Palestrante: Josué Cassiano de Araújo – Tutti); e a Conexão da EI com a Economia de Francisco – EoF (Palestrantes: Adaiane Giovanni, Graziele Luz, Rafael Crozatti, Rivea Medri e Rui Florêncio – articuladores da EoF no Paraná). Por fim, os passos (agir) para efetivação de uma Ecologia Integral em suas dioceses/paróquias fechou a temática. De maneira sinérgica, Dom Aparecido Donizete de Souza (Bispo Referencial da PEISul 2) e Dom Vicente Ferreira (Presidente da Comissão de Ecologia Integral e Mineração) saudaram os participantes e promoveram profundas reflexões, mesmo que de maneira remota.

Além disso, momentos de espiritualidade (mística e celebração eucarística), conduzidas pelo Pe. Vagner Raitz (Pe. referencial da PEISul 2) e pelo Pe. Elves Perrone, somadas a rodas de conversas e entrega da encíclica Laudato Si’, marcaram fortemente os dois dias do encontro.

Como forma de oficializar os compromissos firmados, uma Carta compromisso foi assinada por representantes de 15 das 18 Arquidioceses/Dioceses presentes no encontro, entre elas, Apucarana, Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Palmas- Francisco Beltrão, Ponta Grossa, Paranavaí, Toledo, Londrina, São José dos Pinhais, Jacarezinho, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Umuarama.

[Grupo RBJ de Comunicação] Pastoral da Ecologia Integral promove Encontro Paranaense

E para firmar um marco da PEISul 2, a primeira Pastoral da Ecologia Integral a ser reconhecida no Brasil pela CNBB, uma araucária, árvore símbolo do PR, foi plantada no local.

 

Fonte: Pastoral da Ecologia Integral

Publicidade