Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de setembro de 2021
Rádios

Parceria entre FAMA e SEBRAE visa criação de startups por estudantes

A proposta foi discutida nesta terça-feira(22) com Diretores, professores, estudantes e o Sebrae Regional

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, está articulando a implantação do Programa Startup Garage na Universidade. A iniciativa prepara para a criação de Startups em Instituições de Ensino Superior e visão empreendedora nos estudantes para que desenvolvam esta mentalidade no momento em que estão mais abertos e propícios a novos conhecimentos.

A proposta foi apresentada na noite desta terça-feira(22), via online,  pelo  Gestor de Projetos e Inovação e Startups do Sebrae, Regional Sul, Elizandro Ferreira(Kaxa) e Claudineia Cabral à equipe de Gestão da IES, Elair Artusi Meyer, Elenice Zocke e Angelita Corá, coordenadores de Cursos, Adilson Argenta(Administração) Alonso Decarli(TADS) e Mara Cristina Fortuna da Silva(Pedagogia), professores e alunos do colegiado dos cursos. Neste sentido, os envolvidos pretendem desenvolver  e disseminar a inovação e qualificar os participantes por meio de workshops. Foi o segundo encontro com este objetivo.

[Grupo RBJ de Comunicação] Parceria entre FAMA e SEBRAE visa criação de startups por estudantes

Na oportunidade a Diretora, Elair Artusi Meyer, destacou que a parceria entre a FAMA e o SEBRAE estão se fortalecendo, a partir de iniciativas já concretizadas. “Esse convênio vai fomentar muitos projetos e permitir que a FAMA avance na sua missão, que além de formar  profissionais e cidadãos, seja a promotora de ações desenvolvimento local e regional. Queremos que a Fama seja famosa e ajudar Clevelândia se desenvolver e estamos dando os passos necessários para isso”, disse ela.

A Secretária Municipal de Administração e Finanças, Roberta Barco Lopes, representando a prefeita, Rafaela Losi, salientou que a iniciativa está alinhada com o pensamento e planos de governo do Executivo, que já trabalha com o Sebrae ações para inserir Clevelândia numa nova perspectiva de crescimento e desenvolvimento. “A prefeita Rafaela é ansiosa para ver tudo acontecer no município e a Fama como Instituição de Ensino municipal sempre está inserida nas ações de políticas públicas do governo municipal”, destacou.

Publicidade
Publicidade

Na ocasião, o professor Sergio Ferreira sugeriu ações direcionadas ao desenvolvimento do empreendedorismo ambiental, visto a vocação Institucional da Fama, vinculada. Os professores Mário Camargo e Paulo Berhorst contribui com o debate, sugerindo ações de apoio aos empresários e empreendedores locais.

O coordenador do curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Alonso Decarli, que iniciou as articulações com o Sebrae, agradeceu o envolvimento de todos e salientou que será fundamental a participação dos professores e estudantes para ações de inovação e empreendedorismo interno e externo.

O programa do SEBRAE oferece diversos workshops, palestras, videoaulas, consultorias, mentorias(com professores) e bancas com especialistas.

Publicidade