Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
25 de abril de 2024
Rádios

Palmense conta experiência de receber vacina contra Covid-19 nos EUA

Luciana Steffen é profissional de saúde e reside em Atlanta. Ela recebeu a 1ª dose da vacina desenvolvida pela Pfizer.

Saúde

por Guilherme Zimermann

Palmense conta experiência de receber vacina contra Covid-19 nos EUA
Palmense conta experiência de receber vacina contra Covid-19 nos EUA (Foto: Arquivo Pessoal/Facebook)
Publicidade

Os Estados Unidos iniciaram no mês de dezembro a vacinação em massa contra o coronavírus. Profissionais da área da saúde são os primeiros a serem imunizados e dentre eles está uma palmense, a enfermeira Luciana Steffen. Direto de Atlanta, ela contou ao Departamento de Jornalismo da Rádio Club um pouco de como tem sido o enfrentamento da pandemia pelo país e o inicio da vacinação.

Nascida em Palmas, ela reside há cerca de sete anos no Estados Unidos. Formada em Enfermagem pelo Instituto Federal do Paraná, ela atua como assistente de ortodontologia, o que possibilitou a obtenção da vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer.

Segundo ela, há muita confiança em torno dessa vacina, que, segundo especialistas, possui 95% de eficácia. Ela recebeu a primeira dose no sábado (09) e relata ter sentido apenas dor no local de aplicação da vacina, porém, ela conta que colegas de trabalho afirmaram ter sentido febre e dor de cabeça. A segunda dose deverá ser aplicada no próximo dia 30.

Ela lembra que os Estados Unidos não possuem um sistema público de saúde, por isso parte da população encontra dificuldade em ter acesso a atendimento. Além disso, os hospitais têm sofrido com a falta de enfermeiros para o atendimento.

Publicidade
Publicidade

Ela conta ainda que medidas como obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social são adotadas pelos governos, porém, parte da população não tem cumprido com essas determinações.

A poucos dias da posse do presidente eleito Joe Biden, Luciana aponta que uma das expectativas de parte da população está em torno de compromissos do novo governo em ampliar o apoio financeiro às pessoas afetadas pela pandemia.

Publicidade