Palmas registrou mais de 60 dias com calor extremo em 2024
A temperatura máxima registrada no município atingiu 33º C.
Clima

Os moradores de Palmas, Sul do Paraná, viveram mais de dois meses com calor extremo no ano de 2024. A temperatura máxima registrada no município atingiu 33º C.
No último ano, o Brasil enfrentou o pior período de seca, situação mais grave no Norte. Além disso, 30 milhões de hectares de mata e áreas de campo foram queimados. As altas temperaturas também favoreceram o aumento em casos de dengue.
A região Sul do país enfrentou a pior enchente da história e registrou chuvas acima da média por um período em 2024. Apesar disso, também foi marcada por temperaturas em elevação.
Levantamento feito pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) com dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a pedido do portal de notícias G1, apurou que todas as cidades brasileiras enfrentaram ao menos um dia com temperaturas máximas extremas.
Em Palmas, foram 66 dias ao longo de 2024 com calor extremo, com temperaturas máximas atingindo 33º C. Para a análise dos dados, foi calculado um valor limite de temperatura para cada dia do ano, sendo analisados os dados diários entre 2000 e 2024. Como resultado, foi constatado o total de dias no ano de 2024 que superaram os valores mais altos vistos na série histórica, o que configura um extremo de calor.