Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de dezembro de 2024
Rádios
Publicidade

Palmas registrou 267 mortes de homens por câncer em 10 anos

Os tipos que mais causaram óbitos no período foram o de pulmão e de próstata.

Saúde

por Guilherme Zimermann

73aca06f-bdc9-4ffc-9ee4-bf2b634498a5
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Publicidade

Em uma década, 267 homens morreram vítimas de câncer em Palmas, Sul do Paraná. Os tipos que mais causaram óbitos no período foram o de pulmão e de próstata. A campanha Novembro Azul é desenvolvida para chamar atenção dos homens para os cuidados com a saúde.

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de alertar para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, levantados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club, entre 2014 e 2023, 44 tipos diferentes de câncer causaram a morte de 267 homens moradores de Palmas.

Os cânceres de pulmão e próstata foram os principais tipos, com 35 óbitos cada. Outros 26 palmenses morreram vítimas de complicações causadas pelo câncer de estômago e 25 foram vítimas de câncer de esôfago.

A faixa etária dos 70 a 79 anos é que tem o maior número de vítimas. Foram 82 óbitos de homens nesta faixa entre os anos de 2014 e 2023 no município, sendo 21 das mortes por câncer de próstata.

Entre os homens de 50 a 59 anos foram 56 óbitos, nove por câncer de estômago e sete por câncer de pulmão. No período, houve casos também de crianças e jovens, sendo quatro registros de vítimas com idades de um a 19 anos.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas registrou 267 mortes de homens por câncer em 10 anos

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, a orientação de especialistas da saúde é a prática de atividades físicas, pois elas ajudam a fortalecer o organismo e equilibrar os níveis de hormônios. Ter uma alimentação saudável, com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, o que contribui para redução do risco de câncer. Manter o peso corporal adequado. Evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Em caso de qualquer sinal ou sintoma suspeito, procurar atendimento médico, mantendo uma rotina de exames e consultas, principalmente a partir dos 40 anos.

Leia mais:

Urologista destaca fatores para desenvolvimento do câncer de próstata

Novembro Azul chama atenção dos homens para prevenção das pedras nos rins

Publicidade
Publicidade
Publicidade