Palmas fica em último lugar no Sudoeste em ranking de alfabetização
No Paraná, município ficou na posição 378, segundo dados do Compromisso Criança Alfabetizada.
Educação e Cultura
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana, o resultado final do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, que tem o objetivo de reconhecer secretarias de educação estaduais e municipais com boas práticas de implementação da política. O município de Palmas amarga uma das piores posições entre os municípios do Paraná que passaram pela avaliação, que tem como base índices da rede municipal de ensino do ano de 2023.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União, Estado e municípios. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação. O Compromisso busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia da Covid-19 nessa faixa educacional.
O Selo Alfabetização é organizado a partir da coleta de dados e avaliação das ações desenvolvidas pelas secretarias de educação, levando em conta a implementação da política de alfabetização; ações de formação de professores e gestores; e distribuição de materiais didáticos complementares de alfabetização.
Para concorrer ao selo, os municípios que aderiram à iniciativa deveriam comprovar as ações realizadas para melhorar a alfabetização, por meio do envio de relatórios produzidos pelas secretarias de Educação.
Os resultados divulgados pelo Ministério da Educação, informam que Palmas tem 55,7% dos seus alunos do 2º ano do ensino fundamental na rede pública alfabetizados. Entre os 396 municípios do Paraná que participaram da avaliação, Palmas ficou na posição 378, sendo o último entre os municípios da região Sudoeste.
Dividido nas categorias ouro, prata e bronze, o selo é uma menção simbólica, que busca incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, para o cumprimento das metas de alfabetização. O município de Palmas não atingiu a pontuação necessária para a obtenção do selo.
Na microrregião, o município de Coronel Domingos Soares conquistou o selo prata, enquanto Honório Serpa obteve a certificação ouro do Compromisso pela Alfabetização.