Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Palmas fechou mês de julho com menor índice de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 do ano

No último dia mês, município zerou número de pacientes internados por Covid-19.

Saúde

por Guilherme Zimermann

pandemia
Foto: Geraldo Bubniak/Arquivo AEN
Publicidade

O município de Palmas atingiu no mês de julho, o seu menor índice de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivo para pacientes com Covid-19 no ano de 2021. Até então, a menor média mensal havia sido registrada em janeiro. Os dados foram apurados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club junto à Secretaria de Estado de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza dados referentes à ocupação de leitos a partir de agosto de 2020. A unidade hospitalar de Palmas iniciou aquele mês com cinco leitos de UTI e sete de enfermaria. A partir do dia 08, foram habilitados mais cinco leitos de terapia intensiva, totalizando atualmente 13 leitos de UTI e sete de enfermaria exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19.

Em janeiro, a média de ocupação de leitos de UTI foi de 50%, subindo para 77,2% em fevereiro, atingindo a maior ocupação média em março, com 98,5%. Nos meses seguintes, o índice variou, mas permanecendo nessa faixa de ocupação, caindo para 49,9% em julho.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas fechou mês de julho com menor índice de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 do ano

No último mês, em apenas quatro dias os leitos de UTI ficaram completamente lotados. Durante o mês, os números de ocupação variaram, chegando até o dia 31, quando todos os leitos de terapia intensiva ficaram livres, sem nenhum paciente internado. A última vez que isso tinha ocorrido foi em 13 de novembro. No caso dos leitos de enfermaria, desde o dia 14, todos estavam sem ocupação.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas fechou mês de julho com menor índice de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 do ano
Publicidade