Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
23 de junho de 2021
Rádios

Palmas fecha mês de abril com chuvas abaixo da média

Clima

por Guilherme Zimermann

chuva
Publicidade

O município de Palmas registrou 80 milímetros de chuva no mês de abril. O volume representa 46% da média histórica para o mês. A falta de chuvas tem prejudicado seriamente o abastecimento de água na cidade.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), dos 30 dias de abril, em cinco foram registradas precipitações no município. A média de chuva para o mês é de 172,8 milímetros em Palmas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas fecha mês de abril com chuvas abaixo da média

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, aponta que a falta de chuvas regulares se estende desde junho do ano passado. Uma das causas desse período de seca é a formação de sistema meteorológicos sobre o Oceano Pacífico, o que acaba alterando o regime de chuvas sobre o Paraná.

Esse cenário também não é favorável para o abastecimento de água em Palmas. O Rio Caldeiras sofreu uma redução de 40% na sua capacidade captação.

Publicidade
Publicidade

Segundo a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), o volume normal de captação em Palmas é de 320 mil litros de água por hora. Nesse momento, o volume captado é de 190 mil litros.

Com isso, a companhia prevê a adoção de sistema de rodízio no abastecimento a partir de segunda-feira (04). Durante o período de rodízio, para que todas as regiões sejam atendidas com água tratada, será feita uma divisão da cidade em setores que vão ter o abastecimento de forma alternada.

O horário da interrupção do fornecimento de água deverá ser das 12h às 20h, com previsão de normalização gradativa em até quatro horas após o horário de abertura.

A Sanepar reforça recomendações para que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

Publicidade