Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Palmas fecha mês de abril com chuvas abaixo da média

Clima

por Guilherme Zimermann

chuva
Foto: Arquivo/Rádio Club
Publicidade

O município de Palmas registrou 80 milímetros de chuva no mês de abril. O volume representa 46% da média histórica para o mês. A falta de chuvas tem prejudicado seriamente o abastecimento de água na cidade.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), dos 30 dias de abril, em cinco foram registradas precipitações no município. A média de chuva para o mês é de 172,8 milímetros em Palmas.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas fecha mês de abril com chuvas abaixo da média

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, aponta que a falta de chuvas regulares se estende desde junho do ano passado. Uma das causas desse período de seca é a formação de sistema meteorológicos sobre o Oceano Pacífico, o que acaba alterando o regime de chuvas sobre o Paraná.

Esse cenário também não é favorável para o abastecimento de água em Palmas. O Rio Caldeiras sofreu uma redução de 40% na sua capacidade captação.

Publicidade
Publicidade

Segundo a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), o volume normal de captação em Palmas é de 320 mil litros de água por hora. Nesse momento, o volume captado é de 190 mil litros.

Com isso, a companhia prevê a adoção de sistema de rodízio no abastecimento a partir de segunda-feira (04). Durante o período de rodízio, para que todas as regiões sejam atendidas com água tratada, será feita uma divisão da cidade em setores que vão ter o abastecimento de forma alternada.

O horário da interrupção do fornecimento de água deverá ser das 12h às 20h, com previsão de normalização gradativa em até quatro horas após o horário de abertura.

A Sanepar reforça recomendações para que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

Publicidade