Palmas encerra Campanha de Atualização de Rebanhos com 89% das propriedades cadastradas
Adapar orienta os produtores que não fizeram o cadastro a se regularizar mesmo com o fim da campanha.
Agricultura

Mais de 520 propriedades rurais do município de Palmas, Sul do Paraná, foram cadastradas na Campanha de Atualização de Rebanhos de 2025, que foi encerrada nesta segunda-feira (30).
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), das 592 propriedades voltadas à pecuária, 66 não tiveram seus cadastros realizados no período da campanha. A Adapar orienta os produtores que não fizeram o cadastro a se regularizar mesmo com o fim da campanha. Eles podem procurar a unidade local da Agência ou o site do órgão na Internet.
Agentes da Adapar também passarão a fazer busca ativa de rebanho com cadastro não atualizado, o que pode gerar multa. Além disso, os produtores ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que possibilita a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A atualização precisa ser feita para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).